Top 10 tendências tecnológicas para 2019

Em outubro, durante o simpósio realizado pelo Gartner, uma empresa de análise de mercado de TI fundada em 1979, foi divulgada sua tradicional lista com as principais tendências tecnológicas estratégicas para o próximo ano.

Segundo a publicação, “estratégico” são aquelas tecnologias que terão um potencial de ruptura significativo nos próximos cinco anos.
Inteligência e conectividade estão se tornando fundamentais, com essa prevalência, surgem ameaças de tecnologia futura capazes de interromper os modelos atuais. Listamos abaixo, as 10 tendências para prestar atenção nos próximos anos, segundo a publicação da Gartner.

10 tendências tecnológicas 20191. Coisas autônomas
Enquanto a inteligência artificial tem sido uma tendência consistente há vários anos, à medida que a tecnologia avança, o Gartner prevê uma mudança de coisas inteligentes em pé para uma rede colaborativa de muitas coisas inteligentes. A inteligência artificial está fornecendo cada vez mais os cérebros para coisas autônomas, como robôs, drones e veículos autônomos, capacitando-os a interagir mais naturalmente com o ambiente e com as pessoas.

2. Análise aumentada
A inteligência artificial pode ser usada para aumentar as capacidades humanas ou automatizá-las. No âmbito da inteligência aumentada, o Gartner vê a análise aumentada, que define como o uso do aprendizado de máquina para transformar como o conteúdo analítico é desenvolvido, consumido e compartilhado, avançando rapidamente por meio da adoção predominante. Isso permitirá que as organizações otimizem decisões e ações de todos os funcionários, e não apenas de analistas e cientistas de dados.

3. Desenvolvimento AI-Driven
À medida que as organizações aproveitam cada vez mais ferramentas e tecnologias aprimoradas por IA durante o desenvolvimento, há uma necessidade crescente de ferramentas fáceis de usar que podem ser aproveitadas por desenvolvedores de aplicativos, em vez de cientistas de dados. De fato, até 2022, a Gartner prevê que 40% dos novos projetos de desenvolvimento de aplicativos incluirão co-desenvolvedores de IA dentro de suas equipes.

4. Digital Twins
Gêmeos digitais, ou representações digitais de entidades ou sistemas do mundo real, tem sido uma tendência crescente à medida que a Internet das Coisas explodiu. Um dos aspectos mais interessantes será a implementação de gêmeos digitais da organização (DTOs). Os DTOs são modelos dinâmicos de software que dependem de dados operacionais ou outros para entender como uma organização operacionaliza seu modelo de negócios, conecta-se com seu estado atual, implementa recursos e responde a mudanças para fornecer o valor esperado ao cliente.

5. Borda Potencializada
A computação de borda permite que o processamento de informações, a coleta de conteúdo e a entrega de conteúdo aconteçam mais perto das fontes e repositórios das informações. Embora a computação de ponta esteja sendo impulsionada pela Internet das Coisas no curto prazo, nos próximos cinco anos, a Gartner prevê que os recursos de computação de borda serão aprimorados por chips AI especializados, 5G, processamento e armazenamento avançados e muito mais.

6. Experiência Imersiva
A experiência imersiva refere-se a todas as maneiras pelas quais a tecnologia está obscurecendo a linha entre o mundo físico e o mundo digital. Desde plataformas de conversação que mudam como as pessoas interagem com o mundo digital, até realidade aumentada, virtual e mista que muda a forma como as pessoas percebem o mundo digital, a mudança combinada nos modelos de percepção e interação levará a experiências de usuário totalmente imersivas.

7. Blockchain
A Blockchain promete remodelar as indústrias, permitindo a confiança descentralizada, proporcionando transparência e reduzindo o atrito entre os ecossistemas de negócios. Embora muitos CIOs estejam apenas começando a explorar blockchain e avaliar seu potencial, os primeiros usuários, como Walmart e Maersk, já estão expandindo seus programas-piloto.

8. Smart Spaces
O Gartner define que um espaço inteligente é um ambiente físico ou digital em que os seres humanos e os sistemas com tecnologia interagem em ecossistemas cada vez mais abertos, conectados, coordenados e inteligentes. O crescimento da tendência de “espaços inteligentes” pode ser visto através de cidades inteligentes, locais de trabalho digitais, residências inteligentes e fábricas conectadas.

9. Ética e privacidade digital
À medida que nosso mundo se torna cada vez mais digital, a ética e a privacidade são uma preocupação crescente para indivíduos, organizações e governos. Portanto, o Gartner espera um foco crescente em conformidade, mitigação de riscos e valores nos próximos anos.

10. Computação quântica
Embora a computação quântica possa parecer uma tecnologia de ficção científica, a tecnologia está amadurecendo mais rapidamente do que a maioria imagina. Os desenvolvedores agora podem criar e executar aplicativos de computação quântica por meio de um ambiente de nuvem, e os pesquisadores recentemente provaram a vantagem que os computadores quânticos têm sobre os computadores clássicos. Os CIOs devem começar a monitorar a tecnologia, que pode ter uma adoção significativa até 2022 ou 2023.


Fonte: https://www.gartner.com

About Megazine

Notícias, cases e conteúdo sobre soluções de negócios
View all posts by Megazine →

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.