Oito mudanças tecnológicas que transformaram fundamentalmente os negócios

O mundo dos negócios permaneceu praticamente o mesmo por cerca de um século depois da Revolução Industrial, mas é seguro afirmar que a realidade mudou. A tecnologia está se desenvolvendo, se transformando e se adaptando tão rapidamente que você não terá como não ser levado por essa onda de progresso – esteja você pronto ou não.

A tecnologia literalmente mudou todos os aspectos da forma como qualquer negócio opera e nunca antes na história essa mudança ocorreu tão rapidamente. Listamos abaixo oito mudanças tecnológicas que transformaram fundamentalmente os negócios.

mobile_tecnologias que transformaram os negócios

1. Soluções Móveis
Imagine que a própria Google reformulou seus algoritmos para priorizar sites que facilitam a navegação na web móvel. Todos os aspectos da sua empresa podem ser tratados em locais remotos se o seu dispositivo inteligente ou tablet estiver carregado com o software correto. Tudo, desde a ativação de vendas, marketing de conteúdo e relacionamento com o cliente até processos de back-end, como envio e faturamento, com o clique de um botão. Além disso, o celular também está na rotina dos seus consumidores, cada vez mais pessoas estão usando dispositivos móveis para comprar, vender, pesquisar, comparar, encontrar empresas, locais e compartilhar suas experiências de varejo com amigos, conhecidos, prospects e estranhos todos os dias.

2. Cloud Computing
A computação em nuvem permite que empresas grandes e pequenas transfiram parte de sua operação para servidores de terceiros acessíveis por conectividade à Internet. Isso não apenas permite pacotes de dados variáveis, mas também para expansão e mobilidade rápidas (sob demanda) sem o medo de tempo de inatividade, falhas ou dados permanentemente perdidos. Isso permitiu o acesso de pequenas empresas a recursos que teriam custado caro para eles no passado e igualou o campo de atuação quando se trata de competir com corporações com muito mais recursos.

3. Segmentação máxima do Cliente
Com o fluxo de mais e mais dados, agora é mais fácil do que nunca entender os clientes que você está procurando. Com os serviços de análise em expansão, você pode segmentar seus clientes em potencial grupos cada vez menores, a fim de direcioná-los especificamente e, com efeito, obter mais retorno para seu investimento em marketing. Até mesmo uma simples Conta do Google permite que você saiba de onde vêm seus visitantes, que tipo de navegador eles estão usando, como eles encontraram seu site, o que fazem nele, por quanto tempo permanecem e em que ponto decidiram sair. Serviços mais detalhados podem permitir que você reduza ainda mais esses dados para refinar seus processos, ofertas e abordagem para aumentar drasticamente as conversões.

4. Conectividade
A tecnologia também aumentou a facilidade com a qual todos nós podemos nos manter em contato. Seja para ter seus colegas de trabalho e funcionários disponíveis via chat/vídeo a qualquer momento, ou ser capaz de enviar e-mails promocionais para clientes pré-qualificados quando estão fazendo compras em empresas próximas, a ascensão da tecnologia móvel se mesclou quase perfeitamente para gerar informações em tempo real.

5. Custo/funcionalidade
Duas coisas se juntaram para criar um “mercado de compradores” quando se trata de soluções de software para o seu negócio. Primeiro, o hardware e o software necessários para criar essas soluções se tornaram cada vez mais fáceis de usar e pagar. Em segundo lugar, o número de mentes experientes em tecnologia e empreendedoras que podem explorar essas barreiras que se desintegram se multiplicou exponencialmente. Cada vez mais, essas soluções são oferecidas a preços acessíveis e, em geral, são simples o suficiente para serem utilizadas por vários operadores, e as empresas não precisam contratar funcionários dedicados ou assinar contratos de serviço de longo prazo para poderem utilizá-los.

6. Mudando a Base do Consumidor
Os Millennials estão se tornando a principal força motriz por trás dos negócios, da economia e do mundo, são as pessoas que foram criadas com a tecnologia digital. Eles não são apenas a geração mais conectada, mas também são os responsáveis por forçar os negócios a obter conhecimento tecnológico também. Em apenas alguns anos, esses jovens irão representar mais da metade da força de trabalho e estarão no auge de sua estabilidade (mais renda e menos obrigações). Esses indivíduos são mais numerosos do que os Baby Boomers, têm um controle mais solto de suas carteiras e desejam a gratificação quase instantânea de “viver no momento”.

7. Impacto Social
Você não pode se dar ao luxo de operar seu negócio como se ele não existisse virtualmente por muito tempo. A ascensão das redes sociais desvendou figurativamente o mundo e agora os usuários podem se conectar sem levar em conta o obstáculo geográfico, o histórico financeiro ou mesmo o status social. Isso significa que você precisa estar no mínimo, preparado para qual reputação você receberá dos usuários, para interagir com eles, pois nesse mundo as pessoas não só querem, mas exigem respostas. É por isso que você vê empresas de todos os tamanhos e segmentos investindo na sua identidade social.

8. Suporte à Segurança Empresarial
É claro que todos esses aplicativos, servidores em nuvem e outros sistemas on-line significam uma coisa: as empresas devem ser muito mais cuidadosas com sua segurança. Nos últimos vinte anos, graças às mudanças tecnológicas, a defesa cibernética deixou de ser uma preocupação para uma indústria que ganha bilhões todos os anos. Ter um antivírus forte, bloquear servidores contra hackers e usar um sistema avançado de prevenção contra invasões e detecção. Nenhum sistema é 100% à prova de hackers, é claro, mas quanto mais forte for sua segurança, menos provável será que pessoas maliciosas o ataquem. Os hackers vão atrás dos sistemas mais fracos, então quem não investe em soluções de segurança pode achar que eles são direcionados com mais frequência para eles do que os que investem.

Onde quer que você olhe, a eficiência está sendo automatizada. De robôs em fábricas a softwares de reconhecimento de padrões que automatizam tarefas analíticas, os recursos das máquinas estão substituindo os recursos humanos em todas as áreas, exceto em uma: nossa capacidade de interagir uns com os outros.

About Megazine

Notícias, cases e conteúdo sobre soluções de negócios
View all posts by Megazine →

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.