SAP FORUM Brasil 2018, propósito, futuro e experiência do cliente

O SAP Forum Brasil reuniu mais de 12 mil executivos das mais diversas áreas de negócios, que presenciaram uma agenda recheada de apresentações sobre o propósito e as Empresas Inteligentes. Resumimos algumas informações importantes do evento que alerta, o futuro de empresas inteligentes já é realidade.

sap forum brasil 2018 melhores momentos

SAP FORUM lição #1. O Futuro do trabalho já é impactado pela tecnologia

O mundo sempre foi impactado pela tecnologia, desde o fogo, a roda, até a Inteligência artificial. A capacidade de inserir diferentes tecnologias nos negócios já é realidade, isso tornará as pessoas mais inteligentes e, consequentemente, as empresas.

As soluções, os softwares e os recursos tecnológicos vão abrir espaço para que as pessoas se tornem mais criativas, mais estratégicas, com informações que podem influenciar significativamente em resultados melhores.

Toda essa inovação é combustível que leva o mundo para frente, a evolução dos negócios passou a ser a evolução de um todo, pessoas, experiências, soluções que visam um bem geral.

Para Martin Wezowski, Chief Designer Innovation Center & Futurista SAP, “o avanço tecnológico terá o poder de contribuir para resultados de maior valor como ser humano”.

 

SAP FORUM lição #2. Defina um propósito real

Alexandre Pellaes, especialista e Pesquisador sobre o futuro do trabalho, na sua palestra durante o SAP Forum, explicou que a definição do propósito precisa sair do nível de ações gigantescas, pra práticas mais reais e simples.

O propósito é possível imprimindo significado na qualidade do trabalho feito no dia a dia, impactando as pessoas através dele. Do ponto de vista organizacional, proposito e tecnologia juntos aceleram os processos, destacam as características de cada colaborador, potencializa a comunicação, gera conteúdo confiável e impacta na compreensão de entendimento do seu cliente final.

 

SAP FORUM lição #3. Como melhorar a experiência do cliente

Alex Atzberger, presidente da SAP Customer Experience, também subiu ao palco do SAP Forum Brasil, o maior evento de tecnologia da América Latina, para falar sobre a experiência do cliente.

“Estamos vivendo em um mundo Me-2-B onde os clientes decidem como e quando querem interagir”, acrescenta ele, apontando o que isso significa em termos de empreendimento inteligente. “As pessoas tendem a pensar que a inteligência é uma força de trabalho automatizada. Mas é realmente sobre eficiência e eficácia.”

Na ocasião, foi apresentando o case da Renault, a empresa queria tornar mais fácil para os clientes no Brasil comprarem seus veículos. Assim, a montadora francesa criou uma maneira de as pessoas comprarem um carro em quatro minutos no smartphone – a qualquer hora do dia ou da noite. Como resultado, a Renault vendeu quatro vezes o número projetado de SUV compactos no primeiro semestre do ano naquele mercado.

Segundo Atzberger, o ponto de automatizar os processos de vendas não é eliminar a força de vendas; é criar uma mudança para a eficácia. Em outras palavras, isso não significa que você não deve enviar campanhas por email. Isso significa que você deve enviar a campanha certa no momento certo, mas é claro, você só pode reconhecer o momento certo se realmente entender seu cliente.

Eric Pell, gerente regional de CRM da Makro, a cadeia de descontos por atacado, também se uniu à Atzberger no evento e comprovou a necessidade de se concentrar na experiência do cliente. A empresa implementou as soluções SAP Customer Experience para criar campanhas direcionadas, criar programas de fidelidade e analisar o comportamento de compra dos clientes.

“Estamos usando modelagem estatística para estabelecer segmentação com base no comportamento do cliente, para que possamos executar campanhas diferentes”, explicou Pell. “Não se trata apenas de entender o comportamento, mas a natureza do negócio do cliente. Os restaurantes italianos compram de forma diferente dos japoneses. Existem milhares de possíveis combinações de estratégias, mas agora temos as ferramentas para criar e-mails personalizados”.

 

SAP FORUM lição #4. Computação Cognitiva

Um robô apresentado no segundo dia do SAP Forum 2018, o maior congresso de tecnologia e negócios da América Latina, desenvolvido pela startup Laura, tem como objetivo detectar e evitar possíveis falhas em operações hospitalares, a plataforma Laura faz uso da tecnologia de computação cognitiva para informar as pessoas responsáveis pela operação em tempo hábil, poupando tempo, recursos e vidas.

O robô foi desenvolvido para prevenir a sepse, reação desregulada ou exagerada do sistema imunológico a uma infecção e que provoca uma disfunção orgânica. A plataforma suporta diversas interfaces e sistemas em uma só ferramenta, além de poder ser acessada por computadores, tablets e smartphones.

A solução é resultado de um dos projetos criados pela comunidade aberta para parceiros desenvolvedores de aplicativos, que permite que membros tenham acesso ao portfólio completo de serviços de inovação das plataformas SAP, o SAP Open Ecosystem Build.

Para acelerar o desenvolvimento e a inovação, a iniciativa fornece um catálogo de tecnologia, com Machine Learning, Big Data, IoT (Internet das Coisas) e análise preditiva, entre outros. Um compromisso da SAP em apoiar empresas de todos os tamanhos e segmentos para que possam executar suas missões de negócio e gerar impacto para clientes e comunidade.

“A SAP entende a importância estratégica da aplicação da tecnologia para melhorar e tornar os negócios inteligentes. O projeto Laura é um ótimo exemplo de como a tecnologia pode potencializar o impacto positivo na vida das pessoas”, afirma Cristina Palmaka, CEO da SAP Brasil.

Mais conteúdo com os melhores momentos do SAP Forum 2018, assista alguns dos principais momentos do evento no nosso canal.

 


Foto: Armando Rodriguez @ARodCris
Fontes: https://www.forbes.com/sites/sap/2018/09/24/intelligent-enterprises-share-secrets-to-success-in-the-me-2-b-world/#47f75c4e23ee
http://www.imprensa.renault.com.br/release/item/renault-innovates-with-introduction-of-the-most-comprehensive-online-car-platform-to-boost-kwid-sales/en
https://news.sap.com/brazil/2018/09/melhores-momentos-do-sap-forum-brasil/
, ,

About Megazine

Notícias, cases e conteúdo sobre soluções de negócios
View all posts by Megazine →

Comentários

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.