IoT, um elemento essencial para transformar modelos operacionais

A transformação digital é essencialmente um compromisso das organizações de inovar na experiência que oferecem aos clientes. Senso de urgência entre os executivos, já que a ameaça de concorrentes habilitados digitalmente permanece no topo da lista das preocupações. A tecnologia que sustenta a Internet das Coisas (IoT) é um elemento essencial para gerar experiências inovadoras. 

O ponto de partida para inovar a experiência é mudar fundamentalmente os modelos operacionais existentes. As organizações estão cada vez mais centradas no consumidor. Essa transformação do modelo operacional é essencial para cumprir a promessa representada pelas novas experiências que estão sendo criadas.

iot-umt-elementot-essencialt-parat-transformart-modelost-operacionais

Uma nova perspectiva para os negócios

A IoT fará parte de várias iniciativas relacionadas à transformação digital, mas essas iniciativas não serão projetos da IoT. Em vez disso, elas serão casos de uso específicos da indústria que fornecem valor específico. A International Data Corporation (IDC), categorizou o uso atual e futuro atraente da IoT em três grupos amplos:

  • Gerenciamento de ativos estratégicos: monitora o status, a localização e a movimentação de ativos físicos pertencentes à organização para aumentar o desempenho, a eficiência, a segurança e o rendimento de ativos individuais e grupos de ativos. Os ativos podem ser mantidos e gerenciados incluindo gerenciamento de risco e segurança desse ativo.
  • Experiência do consumidor / cliente: Forneça uma experiência contextualizada e personalizada com base nas informações coletadas sobre o cliente, consumidor ou funcionário. Esta relação é B2C quando o usuário final é um consumidor e B2B quando o usuário final é um cliente de negócios. O foco é a experiência do cliente, incluindo a segurança.
  • Experiência em produtos e serviços: melhorar produto ou serviço baseado em um produto habilitado para IoT. Isso envolve colaboração e sistemas compartilhados e se estende da cadeia de suprimentos de entrada do produto até a entrega contínua do produto ou serviço. O fluxo de informações pode ser máquina a máquina ou máquina para humano. Este caso de uso pode ser B2B ou B2C. Embora o foco esteja no produto (ou na entrega do serviço usando o produto), o impacto pode melhorar a experiência do cliente.

 

Não há limites na imaginação quando se trata de possíveis aplicações e benefícios da IoT. Devido à grande variedade de fábricas e bens de produção, uma abordagem de IoT uniforme é difícil de determinar. Mas os executivos em geral compartilham as mesmas preocupações com a crescente concorrência, pressões de custos, encargos regulatórios e aumento dos preços das matérias-primas. Enquanto isso, impulsionado pelo comportamento do consumidor, o mercado exige eficiência e capacidade de resposta cada vez maiores.

A IoT conecta fabricantes com fornecedores, clientes, seus próprios funcionários, bem como máquinas e mercadorias ao longo de toda a cadeia de produção, e oferece transparência em tempo real sobre seus processos operacionais. Assim, a IoT não muda apenas os modelos de negócios, também os torna melhores e mais resilientes. Para as empresas, a IoT pode se provar uma ferramenta indispensável: por meio de tomada de decisões orientada por dados e ganhos de produtividade, permite que eles sobrevivam em um ambiente extremamente competitivo e dominem com sucesso os desafios da Indústria 4.0.

 

Fonte: https://www.sap.com/swiss/products/supply-chain-iot/asset-management-eam.html#pdf-asset=0eea93b3-707c-0010-82c7-eda71af511fa&page=1

, , ,

About Megazine

Notícias, cases e conteúdo sobre soluções de negócios
View all posts by Megazine →

2 thoughts on “IoT, um elemento essencial para transformar modelos operacionais

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.