Finanças Digitais para o CFO

A gestão corporativa digital do futuro exige uma combinação de controle de conhecimento com análise de dados e especialização em business intelligence, a tecnologia passou a ser fundamental para as estratégias e as finanças digitais fundamentais para o setor financeiro da empresa.

Até agora, as áreas de negócios na interface com o cliente estavam no centro da digitalização. Finanças inicialmente recebeu menos atenção, agora, a Business Intelligence oferece a cada empresa soluções que fazem o melhor uso possível de informações internas e externas.

Particularmente nas áreas de sistemas de informações gerenciais, gerenciamento de desempenho corporativo, análise multifuncional, bem como análise avançada e big data, surgiu um grande potencial nos últimos anos e agora está se estabelecendo rapidamente no mercado. A digitalização avançada, portanto, requer uma rápida reorientação da área de finanças, a fim de aproveitar as oportunidades correspondentes.

 

SAP FICO (SAP Finance e Controlling)

O SAP FICO é um componente funcional central do Componente Central do SAP ERP que permite que uma organização gerencie todos os seus dados financeiros. O objetivo do SAP FICO é ajudar as empresas a gerar e gerenciar demonstrações financeiras para análise e geração de relatórios e ajudar no planejamento eficaz de negócios e na tomada de decisões.

A solução consiste em dois módulos, SAP Finance (FI) e SAP Controlling (CO), cada um dos quais é usado para processos financeiros específicos. O SAP FI lida com relatórios financeiros globais e contabilidade, enquanto o SAP CO se concentra mais estreitamente no planejamento e no monitoramento de custos. O SAP FI e o SAP CO foram originalmente lançados como módulos separados, mas agora estão tão integrados que muitas pessoas se referem a eles como simplesmente um módulo.

 

Módulo de contabilidade financeira o SAP (FI)

O SAP FI permite que as empresas gerem demonstrações financeiras, como balanços ou demonstrações de lucros e perdas – para relatórios e análises. Abaixo, resumimos os vários submódulos que lidam com processos contábeis específicos desse módulo:

  • Contabilidade geral: contém todos os dados de transação da empresa em um plano de contas que lista todas as contas no sistema. As transações são registradas em submódulos que podem ser reconciliados com os dados em tempo real.
  • Contas a Receber: captura transações de clientes e gerência contas de clientes. As transações incluem lançamento de fatura, lançamento de nota de crédito, adiantamentos, pagamentos de fatura, cobrança e relatórios de clientes em execução.
  • Contas a pagar: envolve todas as transações com fornecedores e gerência contas de fornecedores. As transações incluem lançamento de fatura, lançamento de nota de crédito, adiantamentos, pagamentos de fatura, programa de pagamentos automáticos e execução de relatórios de fornecedores.
  • Contabilidade do imobilizado: gerencia todas as transações relacionadas aos ativos fixos da empresa, como terrenos, edifícios e equipamentos pesados. As transações incluem aquisições de ativos, baixa, vendas, transferências, reavaliações e depreciação.
  • Banco Ledger: lida com todas as transações e dados da conta bancária da empresa. Ele pode reconciliar todas as transações registradas nos extratos bancários e compará-las com as transações no sistema.
  • Consolidação: permite que a empresa combine demonstrações financeiras para várias entidades, o que fornece uma visão geral da posição financeira da empresa como um todo.
  • Administração de Fundos: gerencia os orçamentos para as receitas e despesas da empresa.
  • Ledgers especiais: define os ledgers no SAP FI para fins de relatório.
  • Travel Management: gerencia todas as transações dos processos de viagem, incluindo viagens de reserva e despesas relacionadas a viagens.

 

Módulo SAP Controlling (CO)

Enquanto o SAP FI lida com relatórios contábeis, internos e externos de uma empresa, o SAP CO oferece suporte a processos para planejar, relatar e monitorar custos de operações de negócios. O SAP CO pode ser fundamental para melhorar a lucratividade da empresa. Como o SAP FI, o SAP CO é composto por submódulos que lidam com processos específicos, conforme abaixo:

  • Elementos de Custo fornecem uma visão geral de todos os custos e receitas da empresa com base nos demonstrativos de lucros e perdas, que também são conhecidos como demonstrações de resultado. A contabilidade de classes de custo descreve a origem dos custos e as classes de custo representam custos específicos incorridos pela empresa.
  • Centros de Custo lidam com os custos associados às divisões internas ou departamentos da empresa, como vendas, produção, marketing ou recursos humanos. Centros de custo envolve apenas despesas, não receitas.
  • Profit Centers cuida de todos os dados de custo relacionados às linhas de negócios da empresa. Ele lida com despesas e receitas, ao contrário dos Centros de custo, que lidam apenas com despesas. Por exemplo, uma empresa global de produtos de consumo pode usar os Centros de lucro para produtos de saúde, sabonetes e detergentes, cosméticos, alimentos e bebidas e assim por diante.
  • Ordens internas são usadas para gerenciar os custos de projetos internos menores ou ativos não fixos – por exemplo, uma campanha de marketing por tempo limitado.
  • Demonstração de Rentabilidade permite que a empresa analise a rentabilidade de seus produtos. Por exemplo, a demonstração de resultados pode ser útil para tomar decisões sobre questões como precificação de produtos, canais de distribuição ou segmentos de mercado-alvo. Também permite níveis de detalhe na análise da rentabilidade, como para cada região ou país, tipos de produtos e canais de distribuição, até a lucratividade individual do cliente.
  • Product Costing gerencia os dados sobre os custos necessários para produzir os bens e serviços da empresa. A análise de custos do produto pode ajudar a gerenciar os custos de fabricação e otimizar as eficiências.

 

O SAP FICO faz parte da função SAP ECC Accounting. Integra-se com outros módulos SAP Logistics, incluindo Vendas e Distribuição (SD), Planejamento de Produção (PP), Manutenção (PM), Gerenciamento de Qualidade (QM) e Administração de Materiais (MM).

O sistema financeiro SAP ajuda as organizações a manter transações comerciais de maneira satisfatória. Às vezes, a contabilidade envolve várias moedas e países. Os relatórios de várias filiais da empresa localizados em diferentes localizações geográficas com diferentes moedas podem ser processados a partir de um sistema unificado. Toda a base de dados de finanças é integrada e gerenciada a partir de um único sistema.

,

About Megazine

Notícias, cases e conteúdo sobre soluções de negócios
View all posts by Megazine →

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.