5 inovações que tornam o CFO estratégico no desempenho dos negócios

Remover barreiras entre funções financeiras, departamentos, regiões e outras divisões ajuda os executivos de finanças a obter uma visão mais completa de suas organizações e alinhar com outros tomadores de decisão em objetivos estratégicos. Essa colaboração pode ajudar superar o fato de que mais de 60% dos executivos financeiros* dizem que não têm visibilidade completa sobre as transações dentro de suas organizações.

Para quebrar os silos e melhorar o desempenho dos negócios, os CFOs muitas vezes procuram melhorar os processos e alavancar novas tecnologias. Essas estratégias são muitas vezes ligadas, por exemplo, pela implementação de processos e dados mais automatizados, pelas capacidades de análise, ajudando a garantir que as informações certas cheguem às mãos certas.

As empresas com acesso a informações críticas “a qualquer hora, em qualquer lugar”, no momento da necessidade, têm uma vantagem clara e competitiva no clima econômico atual. Os CFOs e suas equipes de finanças podem ajudar a empresa a avaliar rapidamente as oportunidades e os riscos, reagir decisiva e eficazmente e se tornar direcionadores de resultados, em vez de meros repórteres de desempenho.

 

 

Antes de continuar sua leitura, caso queira receber mais informações sobre ERP Inteligente, envie seus dados:

 

Previsão Instantânea

Os CFOs continuam a enfrentar a volatilidade contínua em muitas frentes, como as taxas de juros dos bancos centrais, as flutuações cambiais e a variabilidade na demanda por produtos. Portanto, ser capaz de sentir, prever e responder da maneira mais autônoma possível proporciona às empresas uma vantagem significativa. Os sistemas digitais podem identificar desvios significativos de tendências planejadas e incomuns e fornecer alertas inteligentes aos principais tomadores de decisão em tempo real.

Além disso, um ERP Inteligente também ajuda a fazer previsões futuras de desempenho, o que pode ajudar os tomadores de decisão a entender melhor o impacto das flutuações na demanda de moeda ou produto, os gargalos de recursos ou o fluxo de caixa. Isso proporciona um novo nível de previsão em possíveis novas oportunidades de negócios. Além disso, com as simulações incorporadas dos novos sistemas digitais, os tomadores de decisão podem avaliar várias opções em tempo real para tomar decisões com mais confiança.

Visão instantânea

Todas essas informações relevantes à decisão podem ser disponibilizadas para executivos de negócios em seus dispositivos móveis, em tempo real. Eles não precisam mais esperar por um analista financeiro ou um relatório em lote. Eles podem detalhar por conta própria qualquer detalhe de item de linha para análise de causa raiz.

Tudo isto é possível graças a uma fonte única harmonizada e atualizada de todos os dados financeiros. Nenhuma reconciliação manual é necessária, pois todos os aplicativos financeiros acessam os mesmos dados em tempo real e com granularidade total. Isso remove o esforço de alinhar dados e preparar relatórios.

Os CFOs e executivos financeiros estão agora armados com informações atualizadas e detalhadas sobre áreas-chave do negócio, como preços de transferência, impostos, receita, alocações de custo e capital de giro. Com insights em tempo real sobre a lucratividade do cliente e do produto, eles podem ajudar a impulsionar as decisões de negócios.

Ciclos Totalmente Integrados

Integração em tempo real e ferramentas integradas de planejamento e previsão permitem que as equipes de tesouraria e finanças trabalhem com dados de finanças unificadas. Eles podem administrar a liquidez de forma holística, incluindo saldos de caixa, com informações detalhadas de contas a receber e a pagar. Essas informações podem ser disponibilizadas para todas as pessoas relevantes na organização. Dessa forma, eles podem desempenhar um papel no gerenciamento de capital – do CFO até um vendedor analisando as faturas não pagas no caminho para uma reunião com o cliente.

Eficácia e eficiência

Para a maioria das empresas, fechar os livros é um processo que normalmente leva de uma a quatro semanas. No entanto, as empresas líderes reduziram o final do mês em cerca de um ou dois dias, por meio da automação radical de processos e análises quase em tempo real.

Os executivos geralmente ficam cegos durante o mês até que os resultados sejam finalmente publicados. No entanto, a tecnologia já está disponível e permite que muitos processos sejam executados a qualquer momento durante o mês, fornecendo aos executivos percepções sobre o desempenho com um “fechamento suave” sempre que necessário e liberando recursos do mês para se concentrar em atividades de maior valor agregado.

5 inovações que permitem que a equipe financeira se torne parceira na melhoria do desempenho dos negócios:

1. Visão instantânea da ação, incluindo previsão, da diretoria para a linha de frente

2. Totalmente integrado e dinâmico no planejamento para o P & L e balanço

3. Dinheiro em tempo real, exposição e gerenciamento de capital de giro

4.Visibilidade detalhada e em tempo real da rentabilidade do cliente e do custo do produto ao longo de toda a cadeia de valor

5. Resultados em tempo real e soft close que quebram a barreira do final do mês

 

*Segundo The Economist Intelligence Unit Limited 2018

About Megazine

Notícias, cases e conteúdo sobre soluções de negócios
View all posts by Megazine →

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.