O que um ERP de manufatura precisa ter?

Empresas de manufatura é muito dinâmica e quanto mais pessoas envolvidas em um processo, mais margem de erro – e oportunidade de otimização. Os ERPs ativam fluxos de trabalho mais simples em toda a empresa por meio de um aplicativo integrado. Mesmo com os custos iniciais mais baixos oferecidos pelas opções de SaaS, você ainda precisará saber se isso é ideal para o seu negócio antes de investir. Os benefícios estão alinhados com seus objetivos de negócios? Como exatamente um ERP impactaria suas operações do dia a dia?

Um sistema ERP bem escolhido pode gerenciar todos os aspectos do seu fluxo de trabalho e dar visibilidade de custos. O controle de estoque está a um clique que passa por todas as fábricas, armazéns e cadeias de suprimento.

Como você poderia esperar, a contabilidade é uma parte importante do ERP. Isso se integra ao sistema para que os números da linha inferior sejam recuperáveis. De muitas maneiras, a contabilidade está no centro do ERP, com melhores sistemas fornecendo módulos para análise e previsão de dados.

Os sistemas ERP possuem um design modular. Isso permite que diferentes departamentos envolvidos em um fluxo de trabalho gerenciem módulos relevantes. A vantagem do ERP é que a gerência sênior tem total visibilidade do fluxo de trabalho entre as plantas.

Graças à automação, muitos módulos podem executar tarefas em segundo plano. Quando otimizado, o ERP oferece ao setor de manufatura um ótimo recurso.

Gostaria de mais informações?
Preencha corretamente o formulário abaixo:




Cinco áreas de foco para o seu ERP de manufatura

Produtividade: O que o produto pode fazer para tornar você e sua equipe mais produtivos?

Funcionalidade: Quais recursos e funções o produto possui que realmente executam as funções diárias de contabilidade e gerenciamento de negócios?

Tecnologia: O produto aproveita a tecnologia para usabilidade, personalização e capacidade de manutenção?

Valor: Como o produto maximiza recursos e funções versus custo para a vida útil do produto?

Risco: Como o produto minimiza o risco e facilita a segurança (segurança lógica e financeira)?

Principais Indicadores de Desempenho para Manufatura

Todo tipo de empresa de manufatura, em todos os segmentos da indústria, incluindo automotivo, alimentos e bebidas, saúde e beleza, eletrônica, máquinas industriais, fabricação de metal, plásticos, etc., depende de medições para monitorar atividades e o desempenho de negócios, êxitos e desafios de transações assim como ajudar na tomada direta de decisões gerenciais.

É claro que, embora possamos medir vários parâmetros simplesmente para cumprir os requisitos obrigatórios de contabilidade e relatórios, o gerenciamento inteligente irá incorporar essas medidas em informações valiosas que ajudem a administrar os negócios com mais eficiência e eficácia.

A utilização de KPIs para produção é o método mais eficiente e eficaz para medir os sucessos, desafios, atividades e desempenho dos negócios, mas a proliferação de informações pode ser esmagadora. Um ERP de fabricação moderno pode eliminar o caos e destacar dados críticos para a execução dos seus negócios.

Tipos de KPIs

Quando pensamos em medições e KPIs, estamos provavelmente pensando sobre o que pode ser chamado de medições históricas – resumos e análises de eventos e dados. Os KPIs compilam esses dados em formas utilizáveis que visam o interesse específico do analista, a área funcional da empresa e as necessidades dessa indústria e atividades específicas.

Muitos KPIs são financeiros,

já que finanças é a linguagem comum do gerenciamento geral de negócios na manufatura e em todos os outros setores.

KPIs financeiros comuns em todos os setores monitoram as vendas, custos, margens, fluxo de caixa e utilização de ativos.

Mas muitos outros KPIs

são medições operacionais que gerentes e executivos usam para se concentrar em atividades e interesses específicos em relação a cronogramas, estoque, conclusão no prazo, backlog, qualidade e muito mais.

Todos esses tipos de KPIs

podem ser classificados como medições históricas, pois se concentram na análise de dados de atividades que já ocorreram. Podemos especular e tentar projetar como as coisas vão se desenrolar no futuro, e fazemos isso, é claro, mas isso não está embutido na estrutura das medições.

gestão de ativos
Consultoria SAP com nível máximo de parceria com a maior empresa de software do mundo
Os KPIs históricos

podem ser configurados com alertas e avisos que monitoram e detectam exceções, chamando atenção para problemas por meio de características gráficas como semáforos (verde = tudo bem; amarelo = um indicador de que algo não é ideal; vermelho = motivo de preocupação) ou Mensagens de alerta “push” enviadas por email ou texto.

Os KPIs preditivos

usam o que pode ser considerado como indicadores principais para projetar as expectativas de desempenho no futuro. A administração pode usar essas projeções para orientar decisões e ações com o objetivo de evitar resultados indesejáveis ou melhorar os resultados desejáveis.

KPIs preditivos para a indústria de manufatura

podem usar indicadores econômicos, tendências demográficas ou indicadores específicos da indústria, como o início de construção de residências (indicadores de demanda futura por encanamentos, janelas, carpetes, móveis, etc.) ou tendências de saúde (demanda futura por medicamentos ou suprimentos), por exemplo.

10 KPIs de manufatura que seu ERP deve rastrear

Quer você esteja comprando um novo ERP ou apenas tentando configurar seu sistema atual, é importante acompanhar certos KPIs. O que você mede depende do que sua empresa está tentando alcançar, mas há vários KPIs que todo fabricante deve conhecer e mensurar. Como:

  1. Tempo de Ciclo

Você pode monitorar o tempo de ciclo de sua produção desde o início até o final da criação do produto e da produção final até o envio real. Isso é chamado de tempo de ciclo da cadeia de suprimentos.

O ERP monitora

essas informações de forma conveniente para você automaticamente, ajudando a encontrar maneiras de melhorar a velocidade e, ao mesmo tempo, manter a qualidade.

Seu ERP

pode mostrar a você onde seus processos consomem tempo e pode apontar você na direção certa para torná-los mais eficientes.

Seus KPIs de ERP

podem mostrar se você precisa encontrar uma maneira melhor de mover matérias-primas rapidamente, se seus fornecedores não estão atingindo suas metas ou se os tempos de configuração são muito longos.

  1. Giros de Estoque

Saber quantas vezes sua empresa vende completamente e substitui todo o seu estoque por um determinado período de tempo é uma informação indispensável para os fabricantes. Como muitas empresas costumam ter uma quantidade significativa de dinheiro atrelada ao estoque, é benéfico saber quais práticas de inventário são ineficientes e quais são produtivas. Os itens de movimento lento em seu inventário consomem espaço valioso e por fim tornam o depósito menos eficiente.

Usando dados do ERP, você pode ver rapidamente quais mercadorias consomem os maiores custos de transporte. A partir daqui você pode criar estratégias apoiadas por dados para então descobrir uma maneira de mover o produto mais rapidamente ou carregar menos.

  1. Desvio de Estoque

Se você nunca usou um ERP antes, provavelmente está ciente de quanto os níveis de estoque reais podem variar dos níveis marcados em seus registros. Embora você possa fazer o melhor possível para rastrear todos os materiais que entram e saem de seus armazéns e fábricas, o desvio ainda pode acontecer.

No entanto, com um ERP, você pode reduzir drasticamente sua taxa de desvio. Todas as transações de estoque são realizadas no software em tempo real, usando um sistema de gerenciamento de armazém. Esses sistemas incluem ferramentas avançadas, como tecnologia RFID ou ferramentas tradicionais, como código de barras. Os sistemas ERP garantem que você tenha um número mais preciso nos registros e aprimora as maneiras pelas quais você acompanha qualquer desvio que ainda possa ocorrer.

  1. Custos

Especialmente para os fabricantes de processos, controlar os custos de todas as atividades e todos os recursos que entram no seu produto é um desafio, para dizer o mínimo. Mas com um sistema ERP, você é capaz de rastrear todo e qualquer custo incorrido durante o processo de produção.

Isso inclui o custo de mão-de-obra, equipamentos, matérias-primas / materiais, manuseio, custos adicionais, distribuição e muito mais. Este é um KPI de fabricação importante para os departamentos de planejamento de produção considerar também.

Além de rastrear seus custos, os sistemas ERP equipados com um módulo de BI também podem mostrar as tendências de custo.

Muitos sistemas oferecem previsões de custos para mostrar onde é provável que você gaste dinheiro novamente. Use essas ferramentas para entender exatamente o quanto você está pagando e decida sua estratégia daqui para frente. Usando dados, você pode decidir adquirir materiais mais baratos ou, talvez, aumentar o custo do seu produto.

  1. Tempo de Inatividade

Quando a produção está paralisada, sua empresa não está funcionando da maneira mais eficiente possível e não está alcançando o potencial máximo. Para ajudar a minimizar o tempo de inatividade, você precisa entender as causas e registrá-las no seu ERP. O sistema permite analisar os dados para descobrir padrões que levam ao tempo de inatividade.

Você está parando continuamente devido à falha do equipamento? Talvez você precise mudar a maneira de realizar o gerenciamento de ativos. Os erros são devidos a erro do operador? É possível que você precise oferecer mais treinamento para seus funcionários. Talvez você veja continuamente a contaminação em lote e precise procurar a causa raiz do problema. Seja qual for a causa principal do tempo de inatividade, um ERP é capaz de acumular e avaliar os KPIs de produção para ajudá-lo a tomar melhores decisões de negócios.

  1. Taxa de Rejeição

Reduzir o desperdício de produção ajuda sua empresa a atingir suas metas de lucratividade. Sua taxa de refugos está dentro dos limites toleráveis? Acompanhe o fator de refugo de um produto e os percentuais de rendimento na lista de materiais (BOM). Em seguida, use essas informações para então calcular as diferenças entre o refugo projetado e o refugo realizado por meio do sistema ERP. Novamente, você pode usar os dados acumulados para tomar decisões sobre como melhorar seus negócios.

  1. Finanças

Monitorar suas finanças é absolutamente necessário se você quiser entender como a sua empresa está se saindo e se é capaz de alcançar seus objetivos. Relatórios de contas a pagar e receber, fluxo de caixa, demonstração de resultados, balanço patrimonial e muito mais podem ser gerados a partir de sua solução de ERP para lhe dar uma imagem real da saúde financeira da empresa.

Os sistemas ERP podem ajudá-lo a determinar seu fluxo de caixa operacional, taxa rápida, proporção atual e outras métricas para influenciar suas metas de curto e longo prazo. Usando esses pontos de dados, você pode fazer uma avaliação mais criteriosa quando se trata de decidir onde alocar seus recursos financeiros.

  1. Vendas

As vendas são rastreadas de várias maneiras diferentes dentro de um ERP. Primeiro, há as métricas típicas, como tempo de resposta do lead, taxa de contato e acompanhamento. Esses pontos de dados provavelmente são muito importantes para sua equipe de vendas no entendimento do que eles poderiam fazer para melhorar. Um CRM com integração ao ERP pode analisar, gerenciar e sincronizar rapidamente as vendas e fornece as ferramentas necessárias para ver se você está cumprindo as iniciativas de vendas da empresa.

Um CRM integrado a um ERP também pode ajudá-lo a rastrear outras informações de vendas, como informações sobre clientes e informações sobre chamadas anteriores, para ajudar ainda mais sua equipe de vendas.

  1. Controle de Qualidade (QC) e Garantia de Qualidade (QA)

É importante que você conheça as condições das matérias-primas fornecidas pelo fornecedor e tenha certeza de que seus produtos estão seguros e de acordo com as expectativas de seus clientes.

Os sistemas ERP fornecem

um nível de visibilidade não disponível em muitos outros softwares. Por exemplo, os sistemas ERP fornecem ferramentas de rastreabilidade, como números de série, que permitem rastrear produtos acabados por lote e data.

Isso é extremamente útil

se você descobrir que seu produto foi contaminado ou danificado.

Com rastreabilidade,

você é capaz de recuperar apenas o produto afetado. Isso mantém sua qualidade, minimizando os custos no seu final. As soluções de ERP também fornecem ferramentas de auditoria para que você possa refazer suas etapas caso surjam problemas relacionados ao produto.

Além de ajudar

você a realizar testes de QC e QA , o ERP envia relatórios de problemas para o FDA e outras entidades reguladoras em minutos, em vez de horas.

  1. Gerenciamento de pedidos

Quanto melhor você entender suas atividades de gerenciamento de pedidos, os pedidos mais importantes serão atendidos. Acompanhando seus KPIs de gerenciamento de pedidos também reduz o número de devoluções que você terá que processar. O número de pedidos de vendas que sua empresa processa devido a remessas impróprias, erros e defeitos podem prejudicar a reputação de sua marca e gerar insatisfação dos clientes.

Com uma poderosa solução de ERP,

você poderá fornecer mais informações sobre o que causa esses tipos de problemas e corrigir as situações.

Com o ERP, você pode acompanhar o valor médio do pedido, o tempo médio dedicado aos pedidos do cliente, o percentual de devolução, a atividade da garantia, a taxa de reembolso e muito mais. Todos esses exemplos de métricas de ERP fornecem portanto informações valiosas sobre como você pode melhorar seus processos e aumentar a satisfação do cliente.

Seu software de ERP de manufatura

precisa ajudá-lo a avaliar tendências de consumo e prever padrões futuros de comportamento. Ou, talvez seja importante saber como as datas do calendário, as condições climáticas, o crescimento do comércio eletrônico e o preço de insumos podem afetar sua operação. As informações podem ser acessadas em seus dados históricos e em tempo real, juntamente com recursos de dados externos.

Com o poder de um conjunto
de inteligência de negócios dentro do seu ERP, você pode manipular facilmente os painéis e compartilhar dados de tendências importantes em toda a organização.
Os fabricantes

estão sentindo a pressão para maximizar a eficiência e reduzir custos, à medida que a concorrência global continua pressionando os preços para baixo.

Essas questões são amplificadas pela constante instabilidade nas tarifas, impostos e relações entre nações comerciais.

A combinação de fatores

está resultando em margens menores e no escrutínio constante dos processos de negócios e da cadeia de suprimentos, desde compras e produção até marketing e atendimento. É por isso que KPIs e métricas são tão importantes para os negócios modernos.

Ter dados na ponta dos dedos

que você e sua equipe possam usar facilitará o rastreamento de pontos de dados valiosos para que você possa então acessar relatórios, tomar decisões com informações atualizadas em tempo real e em conclusão melhorar seu ambiente de produção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *