Migrando para o SAP S/4HANA

O SAP S/4HANA é conhecido por sua plataforma de negócios de última geração, reunindo transações e análises, ele fornece uma arquitetura aberta que simplifica os processos de entrega, reduz os problemas de desempenho, oferece espaço para inovação e influencia positivamente a experiência do usuário. As organizações focadas na economia digital, estão migrando para o SAP S/4HANA e a primeira grande etapa lógica é a atualização do sistema ERP principal para a plataforma de banco de dados SAP HANA.

Migrando em etapas

A migração de qualquer banco de dados é uma tarefa complexa, e a migração de um banco de dados SAP e de um ambiente de aplicativos exige um nível de atenção especial. O processo requer atenção contínua, com planejamento claro e execução operacional adequada, concentrando-se nessas principais áreas:

  • Detectando desafios e problemas
  • Analisando requisitos
  • Estimando e organizando os recursos
  • Criando um plano de ação
  • Definindo datas
  • Preparando a infraestrutura
  • Realizando a migração real com interrupções mínimas para aplicativos
  • Validando a migração usando testes apropriados

Planejamento, recursos e a estratégia de migração para o SAP S/4HANA

Planejar as necessidades atuais e futuras do aumento do banco de dados é crucial, pois o dimensionamento do aplicativo HANA é essencial para qualquer projeto de migração, já que com o dimensionamento otimizado garante-se o desempenho esperado. A estimativa correta também fornece um requisito correto para a infraestrutura. A sequência, o tamanho e as precauções pós-atividade precisam ser bem planejadas e pensadas para a boa execução do projeto de migração.

A parte mais importante de todo o processo é selecionar a opção de implementação (local, nuvem ou híbrida) mais adequada ao modelo de negócios, às necessidades, ao orçamento e aos recursos de sua organização.

A seleção da opção correta depende das considerações de segurança e dos recursos de manutenção da infraestrutura da organização. Se você selecionar a opção local, precisará decidir sobre os recursos: uma equipe dedicada para manutenção da infraestrutura ou um parceiro confiável que forneça manutenção. Você também pode optar pela nuvem com o HANA com opção privada ou pública com base em considerações de segurança. A terceira opção é ter um modelo híbrido.

Com a infraestrutura instalada, escolher a estratégia de migração correta é outro desafio. A SAP fornece muitas ferramentas para o seu projeto de migração e, dependendo do cenário da organização, pode-se selecionar a opção adequada. Com base no cenário organizacional, a estratégia de migração otimizada pode ser determinada, o que orienta a jornada em direção à execução.

Identificar e avaliar processos críticos é fundamental para garantir que eles sejam medidos no processo de teste. Também é importante garantir que esses processos sejam otimizados para a plataforma SAP S/4HANA.

migrando para o sap s/4 hana

Uma vez que um plano robusto é feito considerando todos os requisitos e recursos, a execução do plano é o próximo passo importante e envolve uma estratégia passo a passo:

  • Verificar todos os requisitos
  • Iniciação do processo de migração
  • Reconciliações técnicas
  • Sandbox para mover objetos técnicos: padrões e personalizados
  • Testes para confirmar o desempenho e a melhoria
  • Otimização de código (opcional para valor agregado)
  • Migração de sistemas de desenvolvimento
  • Cutover com tempo de inatividade protegendo a continuidade dos negócios, sem interrupção
  • Validando a migração para o sucesso
  • Transferência de conhecimento

 

Um desafio importante na migração de banco de dados é fazer um esforço para educar e treinar a equipe para as mudanças esperadas e como operar e manter o novo sistema.

 

Uma organização precisa garantir a transferência do modus operandi da organização parceira, se envolvida. A migração é uma atividade em tempo único, mas a transferência de conhecimento pode continuar nos próximos dias, muito além do período de ativação. Outro desafio é fornecer suporte dedicado para remover os problemas conhecidos e manter o funcionamento do sistema.

Para qualquer migração do sistema existente para um novo, várias fases de atividades independentes precisam ser coordenadas entre si. Para migração para o SAP S/4HANA, como a tecnologia é baseada na inovação, espera-se uma nova experiência do usuário com desempenho aprimorado usando a simplificação na funcionalidade.

O SAP S/4HANA traz novos recursos com o SAP Suite no HANA, garantindo simplicidade e mobilidade de aplicativos. Assim, a migração para o HANA é muito mais do que uma migração regular de banco de dados, exigindo adaptação e implementação de novas tecnologias, simplificação de processos, processamento de dados em tempo real, inclusão de mobilidade e muito mais.

About Megazine

Notícias, cases e conteúdo sobre soluções de negócios
View all posts by Megazine →

Comentários

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.