Como escolher o fornecedor de ERP?

Você não pode determinar sozinho as necessidades de sua organização, mesmo que seja o tomador de decisões. Ao escolher o fornecedor de ERP, por exemplo, há várias coisas que você deve analisar e envolver outras partes interessadas, gestores e até mesmo seus clientes.

Se sua empresa já identificou a necessidade de adquirir um sistema ERP para integrar vários processos de negócios e torná-los mais eficientes, mesmo que no momento precise de uma solução que atenda às necessidades urgentes de sua organização, tenha em mente uma estratégia a longo prazo e avalie um ERP que seja escalável o suficiente para acompanhar o crescimento de seus negócios.

No mercado de ERP do Brasil, segundo a 29ª Pesquisa Anual do uso de TI no Brasil da Fundação Getulio Vargas (FGV/EAESP), Totvs, SAP e Oracle detêm 81% do mercado de ERP no país. O estudo, publicado em 2048, foi realizado em 8 mil grandes e médias empresas com 2.560 respostas válidas.

 

Fatores a considerar ao selecionar um fornecedor de ERP

Comparar fornecedores de ERP é uma tarefa complexa se você tiver muitas opções. Portanto, restringir as suas seleções facilitará a comparação de um fornecedor com outro. Depois disso, você pode convidar cada um deles para uma reunião e fornecer uma lista de requisitos comerciais e técnicos. Ao comparar um provedor de ERP com outro, considere os fatores abaixo.

PRODUTOS

Gostaria de mais informações?
Preencha corretamente o formulário abaixo:




Quando você estiver procurando por um fornecedor de ERP, concentre-se nas soluções que procura. Mesmo que o fornecedor tenha anos de experiência, uma boa reputação e que os clientes sejam empresas bem conhecidas, você precisa verificar se a solução que ele oferece vai atender plenamente suas expectativas. Questione algumas necessidades, como:

O sistema
  • fornece soluções para vários problemas que minha empresa está enfrentando?
  • inclui os módulos que minha empresa precisa?
  • pode ser integrado aos meus sistemas existentes (se houver)?
  • é personalizável o suficiente para atender às minhas necessidades de negócios?
  • O quanto o sistema é amigável para usuários não técnicos?

REFERÊNCIAS

Examine detalhadamente suas opções, pergunte quem são seus clientes e se possível peça referências de empresas do mesmo setor em que atua.

Além

do material de portfólio que você provavelmente receberá do fornecedor, é indispensável entrar em contato com os clientes dos fornecedores para ouvir sobre suas experiências com seus sistemas ERP.

A partir daqui, você será capaz de descobrir como os fornecedores em potencial tratam seus clientes e como seus sistemas ERP funcionam. Ao falar diretamente com os clientes dos fornecedores, você terá a oportunidade de avaliar se os sistemas ERP que você está considerando são adequados para o seu negócio e se você deve passa-lo para o próximo estágio de avaliação.

SUPORTE

Depois de encontrar pelo menos dois fornecedores que atendam aos seus critérios, é hora de comparar os tipos de suporte que eles oferecem. Você deve ser capaz de garantir que o fornecedor de ERP escolhido o ajude completamente, desde a análise de requisitos até a implementação. Estas são algumas questões para pensar:

  • Quanto tempo é o período de garantia?
  • Que tipo de treinamento eles fornecem e quanto tempo levará?
  • Quais são as soluções que eles oferecem quando o sistema ERP tem problemas?
  • Com que rapidez eles podem responder às minhas perguntas relacionadas ao uso do sistema?
  • Quanto tempo demora a implementação?
  • Com que frequência o sistema ERP é atualizado?

INVESTIMENTO

Você deve garantir que o custo seja adequado ao seu orçamento. No entanto, você não deve escolher um sistema ERP baseado apenas no preço, porque de nada adianta um sistema ERP barato com funcionalidades precárias, que não automatizem e facilitem a gestão. Portanto, ao comparar preços entre vários fornecedores de ERP, concentre-se nos benefícios que eles oferecem.

As soluções de ERP

têm preços diferenciados, com os requisitos do usuário exercendo uma grande influência. Para pequenas empresas, o preço geralmente vem por cotação, com base nos recursos do plano, na assinatura do usuário ou nos modelos de preços únicos.

Isso se deve ao fato

de a maioria das pequenas empresas optarem por pacotes de baixo custo, que geralmente são oferecidos por plataformas implementadas na nuvem e que se baseiam principalmente em classificações de software de ERP.

As grandes empresas, por outro lado, exigem um software de ERP muito mais complexo e esse custo aumenta.

Essas ferramentas geralmente vêm em pacotes de preços baseados no número de usuários, cotações personalizadas e conjuntos de recursos.

Na compra de um sistema de ERP, as negociações entre o fornecedor e o comprador podem levar muito tempo, dependendo do tamanho e das necessidades do negócio. Fique atento então aos fatores que influenciam o preço final de um software ERP:

  • Personalização de ferramentas e usuários
  • Desdobramento, desenvolvimento
  • Orçamento da empresa
  • Custo de Implementação
  • Manutenção
  • Treinamento

Hoje em dia, a competição entre as empresas é cada vez mais intensa e usar as melhores ferramentas de tecnologia para sua vantagem não é apenas uma necessidade, mas também fornece portanto uma série de benefícios, incluindo suporte, crescimento e aumento da produtividade.

Ao selecionar um fornecedor de ERP, sua empresa não está somente terceirizando uma compra, mas incluindo a longo prazo um parceiro de tecnologia, por isso, é importante escolher uma empresa em que você possa confiar suas estratégias e que trabalhe junto para o seu crescimento e para a manutenção do seu sucesso nos negócios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *