Blockchain, benefício para o capital de giro

Não é à toa que você tem ouvido falar constantemente em blockchain. Mas, você saberia dizer porque isso tem crescido? O conceito está mudando a natureza da gestão da cadeia de suprimentos nos últimos anos e se tornou um grande influenciador para o sucesso dos negócios digitais.

Para quem não sabe o que a blockchain implica, a tecnologia pode ser definida como uma cadeia de blocos, em que cada bloco contém informações que geram diferentes transações em um processo. Com blockchain, por causa de sua transparência e rastreabilidade, essas transações são realizadas instantaneamente.

Os blockchains consistem em uma arquitetura de contabilidade distribuída peer-to-peer que facilita a criação de redes de negócios eficientes em termos de custo, onde virtualmente qualquer coisa de valor pode ser rastreada e negociada – sem exigir um ponto central de controle.

Leia também: Logística 4.0. Como o Brasil pode transformar a infraestrutura de transportes?

Como Blockchain melhora potencialmente o capital de giro?

A rotina manual de combinar e aprovar pagamentos, consome tempo e é ineficiente. Se você pudesse apenas acelerar a infraestrutura de pagamento, isso liberaria uma enorme quantidade de capital de giro em torno da economia. Consequentemente, os pagamentos através de blockchain são uma aplicação óbvia para o processo de contas a pagar.

Se os pagamentos forem aprovados imediatamente como parte de um contrato inteligente gerenciado por blockchain (um contrato inteligente é um código de computador capaz de monitorar, executar e impor um contrato), por que não pagar imediatamente e potencialmente reivindicar um desconto de seu fornecedor? Você pode projetar novas estratégias financeiras em torno disso e isso ajudará a melhorar o seu pagamento em dia a pagar (DPO) e o fluxo de caixa.

O mesmo potencial positivo é aplicável para as contas a receber. Atualmente, as faturas são enviadas antes de serem reconciliadas contra os pedidos e os dados do sistema de compras e, em seguida, pagas em cada etapa, exigindo aprovação e revisão, o que atrasa o processo. Ao introduzir o blockchain, podem existir transações pré-aprovadas (do ponto de compra) com as informações necessárias para garantir que elas sejam processadas automaticamente. Isso alcança um processamento de transações mais rápido, levando a um melhor tempo de vendas (DSO) e um maior fluxo de caixa.

Esses são apenas alguns exemplos do que blockchain pode fazer para melhorar seu DPO e DSO, mas o impacto que isso pode ter na sua cadeia de suprimentos e no Days Inventory Outstanding (DIO) pode ser enorme. Graças à transparência da tecnologia blockchain, as informações são compartilhadas, consistentes e confiáveis em toda a cadeia de suprimentos, o que ajuda a criar melhores modelos de previsão e resultados em um DIO aprimorado. Em suma, as oportunidades potenciais para impulsionar seu capital de giro com blockchain parecem intermináveis.

A mudança é a maior barreira para grandes organizações corporativas. Como comparação, atualmente ainda vemos que as faturas em papel são enviadas via correio, enquanto a fatura eletrônica é possível há anos. Blockchain tem seus riscos e definitivamente ainda há obstáculos que a tecnologia deve superar, mas se a tecnologia blockchain prometer entregar, podemos esperar mudanças positivas no mundo do capital de giro.

.

About Megazine

Notícias, cases e conteúdo sobre soluções de negócios
View all posts by Megazine →

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.