Vários panoramas podem ocorrer durante a migração do SAP ECC para SAP S4 HANA. É importante entender e avaliar o modelo de implantação, por exemplo: (Cloud (SaaS), HEC (IaaS) ou On-premise), o nível de maturidade (S/4HANA Finance ou Full S/4HANA Enterprise Management) e as funcionalidades e módulos usados no atual cenário para determinar o caminho de migração mais apropriado para o S/4 HANA.
Determinar o cenário de migração é tão importante pois, com base nesse contexto é possível definir o escopo, o tamanho da equipe e então a avaliação do projeto (valor de lance). Além disso, essa identificação ajuda a direcionar as seguintes ações:
- Qual será a Magnitude do Trabalho, o escopo
- Qual o número de fases desse projeto
- Quais os requisitos que definirão o tamanho da equipe
- Qual o valor do projeto
O SAP S/4HANA é o pacote de negócios da próxima geração. Construído na plataforma de memória mais avançada existente hoje: SAP HANA. O produto usa princípios de design modernos com a experiência do usuário SAP Fiori (UX) bem como um novo conceito de experiência do usuário baseado em funções. Com a mudança para o SAP S/4HANA, as empresas estão se beneficiando com inovações contínuas de aplicação, tais como:
Otimizações de aplicativos específicas para a plataforma de memória do SAP HANA
Com o SAP S/4HANA, o SAP otimiza o aplicativo para aproveitar ao máximo os recursos do SAP HANA base de dados. Por exemplo, removemos agregados e dessa forma reduzimos a pegada de dados.
Design de experiência do usuário responsivo
Com o SAP S/4HANA, a SAP projeta o aplicativo com a mais recente experiência do usuário baseada em função (UX).
Unificando funcionalidade no núcleo
Com o SAP S/4HANA, o SAP remove a redundância, fornecendo então uma funcionalidade para um objetivo. Ajuda as empresas a operar de maneira simples na economia digital, dessa forma incluindo tópicos e princípios como a Internet das Coisas, Big Data, redes de negócios e mobile-first.
Vamos abordar três cenários de migração SAP ECC para S4 HANA
1º CENÁRIO – UMA NOVA IMPLEMENTAÇÃO
Esta é uma nova implementação do SAP S/4HANA: clientes que estão migrando então de um sistema legado não SAP ou de um sistema SAP ECC e implementando um novo sistema que requer um carregamento de dados inicial. Neste cenário, o sistema SAP S/4HANA é implementado e os dados mestre e transacionais são migrados do sistema legado, portanto, ferramentas e conteúdo padrão de migração de dados devem ser usados.
2º CENÁRIO: CONVERSÃO DO SISTEMA
Esta é uma conversão completa de um sistema existente do SAP Business Suite para o SAP S/4HANA (elevador e turno): clientes que desejam alterar seu atual sistema SAP ECC para o SAP S/4HANA. Este cenário é tecnicamente baseado no Software Update Manager (SUM) com Database Migration Option (DMO), caso o cliente ainda não esteja no SAP HANA como banco de dados subjacente.
3º CENÁRIO: TRANSFORMAÇÃO DE PAISAGEM
Esta é uma consolidação dos sistemas SAP regionais atuais em um sistema SAP S/4HANA global ou uma divisão de partes diferentes de um sistema: clientes que desejam consolidar seu cenário ou criar então entidades selecionadas (como uma empresa código) ou processos em um único sistema SAP S/4HANA.