Nos últimos anos vivemos transformações profundas, graças a tecnologia estamos mais conectados, as fronteiras ficaram menores com a comunicação em rede.
Um estudo do instituto Euromonitor divulgou informações de uma pesquisa sobre as tendências de hábitos de consumo.
As mudanças nos padrões de consumo são representações das evoluções que aconteceram ao longo da última década. Elas mostram como as preocupações com a saúde física e mental, o bem-estar e o meio ambiente estão diretamente ligadas ao comportamento dessas pessoas.
Veja abaixo as principais evoluções que mudaram os padrões de consumo e como ele te atingiu diretamente.
Minimalismo
O conceito de minimalismo surgiu no século XX, mas tem sido bastante disseminado nos últimos anos. A ideia de ter o básico, vivendo experiências mais autênticas e menos focadas em questões materiais, pensando na qualidade com que se aproveita cada momento tem sido prioridade para muitas pessoas.
Consumo consciente
A preocupação com o meio ambiente nunca esteve tão em alta. O aumento das temperaturas, derretimento de geleiras e desastres ambientais. Isso moldou as escolhas de consumo das pessoas, que passaram a se preocupar com o modo como as empresas produzem, se utilizam produtos de origem animal, se fazem testes em animais, se poluem o meio ambiente.
Streaming
As mudanças de hábitos dos últimos anos e a conectividade também transformaram a indústria da música e do cinema com a chegada dos serviços de streaming. A Netflix ganhou espaço ao reunir um catálogo de filmes e séries através de um serviço de assinatura mensal com um custo mais baixo e está crescendo, tornando-se concorrente de grandes estúdios de cinema com produções próprias. Spotify e Deezer entraram na concorrência do setor audiovisual, moldando os hábitos de consumo de conteúdo musical pelo celular.
Machine Learning e Inteligência Artificial
Quem nunca falou ou pesquisou um produto na internet e depois foi bombardeado por anúncios sobre ele? O aprendizado da máquina se baseia em cálculos feitos através de algoritmos para que computadores possam reconhecer os padrões e tomar decisões com base nos dados e probabilidades estatísticas.
Nos últimos anos, os efeitos do Machine Learning podem ser percebidos em diversas áreas, auxiliando na reunião de dados e geração de insights que ajudam a traçar estratégias de negócios. Também tem impulsionado a digitalização de algumas atividades, que hoje são realizadas por robôs e ainda está possibilitando que sejam feitos reconhecimento por voz, reconhecimento facial, sistemas de geolocalização e muito mais.
Internet das Coisas
A IoT (Internet das Coisas), está conectando dispositivos e integrando a comunicação entre eles, isso possibilita que o tempo e recursos sejam otimizados para melhorar a vida das pessoas.
Sem dúvida, a conectividade gerada pelas evoluções tecnológicas é uma das mudanças mais significativas dos últimos anos. Ela tem possibilitado interações de forma mais ágil, facilitando a rotina, criando novas soluções e opções para melhorar o dia a dia dos consumidores.
Fonte de dados:
Estudo do Instituto Euromonitor International sobre tendências de hábitos de consumo.
Veja mais posts: https://megazine.com.br/