Parceiro SAP, 5 estratégias eficazes para escolher um parceiro de tecnologia

A decisão de implementar uma solução ERP global pode se basear em muitos fatores. Por se tratar de um processo minucioso é tão importante quanto a escolha do software, fazer a escolha certa do parceiro SAP que vai ajudar sua empresa na transformação digital.

Os parceiros desempenham um papel importante ao ajudar as organizações a ter êxito na identificação, compra, desenvolvimento, implementação, oferta de serviços, no suporte e execução das melhores soluções que irão atender às necessidades exclusivas do seu negócio. Trabalhar com um parceiro de tecnologia é uma opção inteligente e simples.

Os departamentos de TI são o foco da transformação nas empresas hoje, e já sabem que não faz sentido desenvolver um software personalizado internamente. No entanto, encontrar o caminho certo pode ser um desafio. Escolher o parceiro SAP certo normalmente envolve a construção de um relacionamento, para manter a confiança em todo o processo.

Novas estratégias estão mudando a maneira como os fornecedores são selecionados. Os gestores de tecnologia que encontram um bom parceiro conseguem evoluir e otimizar as vantagens das soluções para transformar e simplificar a empresa, abrangendo todas as operações e os processos do negócio.

Diante dessa missão, o CIO precisa encontrar um parceiro de tecnologia com a estrutura e a força de trabalho tão boa quanto a que tem dentro de sua organização. Os melhores parceiros SAP, por exemplo, são capazes de atrair e manter desenvolvedores de software competentes, com expertise no setor ou linha de negócios, serviços especializados, customizações, configurações ou aplicativos. O resultado são soluções que oferecem rápido retorno sobre o investimento, baixo risco com alta previsibilidade a preços atraentes.

No entanto, localizar o parceiro ideal não é tarefa fácil, especialmente se for a primeira vez que você está explorando essa opção para o seu negócio. Fizemos uma lista com 5 estratégias para encontrar, investigar e determinar o parceiro SAP certo para o seu negócio.

 

Antes de continuar sua leitura, caso queira receber mais informações sobre as soluções SAP, envie seus dados:

 

 

 

 

  1. SEJA CRITERIOSO

Você sabe exatamente o que precisa ser construído? Ao escolher o parceiro tecnológico certo comece criando um documento contendo especificações que forneçam clareza ao parceiro de tecnologia, relatando o máximo possível sobre o projeto. Divida e detalhe todos os recursos e funcionalidades, o fluxo de trabalho, a jornada do usuário e as integrações no produto. Isso será incluído em sua RFP.

Se você decidir ir para a rota RFP; vai eliminar as respostas padronizadas e garantir que os participantes realmente entendam o que eles precisarão construir. Embora não exista uma maneira de examinar as competências de todos os funcionários de uma empresa, existem maneiras de determinar qual empresa provavelmente tem o que é necessário para transformar as visões da empresa em realidade.

 

  1. A RFP DEVE SER UMA VIA DE MÃO DUPLA

Se você não tiver nenhuma incursão com uma empresa de desenvolvimento ou com um parceiro de tecnologia, o melhor lugar para começar é criar uma solicitação de proposta RFP (Request for Proposal) e enviá-la para várias empresas.

Uma boa RFP deve ser detalhada o suficiente para que o propostante compreenda exatamente quais são os requisitos para o projeto. Normalmente, as RFPs de maior sucesso compartilham 5 componentes principais:

  1. Visão geral organizacional: sem conhecer sua empresa, é difícil para um fornecedor escrever uma boa proposta.
  2. Entregas e especificações do projeto: Uma especificação ampla pode causar atrasos desnecessários. Assegure-se de que sua especificação seja clara e que as entregas sejam descritas antecipadamente.
  3. Objetivos do projeto: Entender a especificação é apenas metade da batalha. O que você quer que o projeto alcance? Às vezes, o parceiro de tecnologia pode aconselhar sobre táticas de implementação alternativas.
  4. Pedido de referências e estudos de caso: bons fornecedores não têm medo de falar sobre seus sucessos passados. Esta é uma maneira fácil de filtrar os vencedores do barulho.
  5. Orçamentos e expectativas: embora não seja necessário fornecer um orçamento exato, o fornecimento de uma estimativa ajuda seu parceiro a entender os recursos que devem planejar na alocação para seu projeto.

Uma boa RFP permite que os fornecedores planejem adequadamente o escopo do projeto antecipadamente. Isso significa que podemos alinhar melhor as expectativas para oferecer soluções de alta qualidade. Isso também permite estimativas e cronogramas precisos.

Um dos principais fatores a considerar ao contratar um parceiro de tecnologia é o quão profundamente eles se importam com o seu projeto, se eles realmente demonstram verdadeiro interesse.

 

  1. PREÇO É GERALMENTE UMA MEDIDA RUIM DE QUALIDADE

Os parceiros de tecnologia de preço mais alto costumavam gastar muito tempo no projeto, com muitos membros desnecessários da equipe e gerentes de contas. Por outro lado, a extremidade inferior do mercado muitas vezes carecia de habilidade e capacidade técnica para produzir qualidade consistente.

Escolher um parceiro de tecnologia é uma experiência completamente diferente do que uma compra convencional. Você não pode ir a um fornecedor e simplesmente escolher o preço mais baixo para o serviço exato que você precisa. Pode ser um processo complexo e cheio de nuances.

 

  1. TESTEMUNHOS E REFERÊNCIAS

É fundamental que seus parceiros compartilhem estudos de caso, depoimentos e referências de outros clientes. Naturalmente, enquanto os depoimentos podem ser úteis, você deve ser diligente o suficiente para ir além do que for apresentado, indo direto aos contatos para falar com alguns clientes satisfeitos.

Pergunte ao seu futuro parceiro de tecnologia sobre uma lista de clientes que você pode contatar. Certifique-se de que eles possam confirmar que o parceiro em potencial realmente concluiu um produto até a especificação e a satisfação. Peça para vasculhar seu portfólio, isso o ajudará a entender completamente o conhecimento da empresa e se eles são ou não capazes de atender às suas necessidades.

 

  1. TRANSPARÊNCIA É UMA OBRIGAÇÃO

É importante ter uma linha aberta de conversa com o seu fornecedor. Isso inclui a honestidade sobre metas, recursos e gerenciamento de tempo. É essencial para um parceiro de tecnologia manter seus clientes atualizados em todos os momentos usando relatórios de status regulares. Uma maneira de gerenciar isso é: os fornecedores de tecnologia devem ter um roteiro simples e direto das realizações do projeto para que o cliente não técnico possa facilmente decifrar a implementação passo a passo e os marcos de cada estágio, juntamente com o respectivo período de tempo.

É fundamental construir relações fortes baseadas na honestidade, integridade e respeito mútuo. Você deve procurar por equipes de alto desempenho de desenvolvedores de software veteranos com experiência em se incorporar rapidamente nas organizações para ajudá-lo a atingir suas metas de negócios. Isso requer confiança e comunicação aberta de ambas as equipes. Fique atento a esse tipo de relacionamento.

 

About Megazine

Notícias, cases e conteúdo sobre soluções de negócios
View all posts by Megazine →

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.