O PDTI é um plano estratégico de tecnologia da informação (TI) que detalha de forma abrangente os processos de gerenciamento de negócios habilitados por tecnologia que uma organização usa para orientar as operações. Ele serve como um guia para a tomada de decisões relacionadas à TI, com as tarefas de TI priorizadas e implementadas usando o plano como uma estrutura.
Se você está à frente do departamento de Tecnologia ou é um gestor envolvido nos projetos de transformação digital na empresa, um PDTI é um mapa para orientar a organização ao formular sua estratégia geral de TI. Enquanto uma estratégia de tecnologia se concentra em como ela ajudará a empresa a ter sucesso, um PDTI é um roteiro para ajudar a empresa a implementar essas estratégias. O plano descreve áreas nas quais a TI pode contribuir com valor de negócios e onde uma organização pode obter vantagem competitiva, então fazendo o melhor uso dos recursos de tecnologia.
Tecnologia da Informação com foco em alta performance
Os objetivos delineados no plano estratégico de TI de uma organização se alinham aos objetivos e à missão da organização, mas são suficientemente flexíveis para acomodar novas prioridades de negócios e tecnologias que têm o potencial de impulsionar o crescimento dos negócios. É importante então que a equipe de TI de uma organização conheça suas prioridades e identifique os projetos de TI nos quais ela deve investir. Segundo o Gartner (empresa de consultoria e pesquisa de TI), o plano delineia o que deve ser feito, em que prioridade e como o sucesso do plano será medido.
Elementos de um Plano Diretor de TI (PDTI)
O plano estratégico de TI deve descrever sua missão e as metas que pretende alcançar e como a estratégia de TI se relaciona com os objetivos gerais de negócios da organização. Frequentemente, o primeiro passo para criar um plano estratégico efetivo de TI é começar a revisar o plano estratégico da organização, o que ajuda a identificar as áreas em que o uso da tecnologia pode melhorar as operações.
O PDTI deve incluir uma análise SWOT de seus pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaças para identificar fatores internos e externos que podem afetar a capacidade da TI de contribuir para o sucesso de uma organização. Esse processo também ajudará a analisar a lacuna entre o local em que o departamento de TI está atualmente para atingir suas metas e o que deseja alcançar, identificando as barreiras e os recursos necessários para preencher a lacuna.
A análise SWOT também ajuda a identificar qualquer ativo tecnológico da empresa que possa ser uma vantagem competitiva desconhecida e que a organização deva considerar investir. Por fim, é importante que o plano estratégico de TI seja claro sobre seus objetivos finais, incluindo uma lista de investimentos em tecnologia que o departamento de TI considera uma prioridade para contribuir para o crescimento da organização. O PDTI também deve incluir avaliações do orçamento atual de TI da empresa e alocar recursos e responsabilidades específicas do projeto dentro do departamento de TI para atender a esses objetivos.

O planejamento estratégico de TI pode direcionar os esforços de uma organização em estabelecer vantagem competitiva através então do uso tático de recursos tecnológicos. Então, é fundamental que o CIO ou Executivo de TI comece a gerar ou atualizar um PDTI conciso para orientar a organização no processo de transformação digital.