Mesmo o mundo da tecnologia estando cada vez mais focado no fenômeno de software com serviço na “nuvem”, muitos executivos com as quais converso ainda não estão familiarizados com o termo SaaS.
O SaaS está intimamente relacionado ao ASP (Application Service Provider) e aos modelos de entrega de software de computação sob demanda. O modelo de gerenciamento de aplicativos hospedado do SaaS é semelhante ao ASP, no qual o provedor hospeda o software do cliente e o entrega a usuários finais autorizados pela Internet.
No modelo SaaS de software sob demanda, o provedor oferece aos clientes acesso baseado em rede a uma única cópia de um aplicativo que o provedor criou especificamente para a distribuição de SaaS. É um método de entrega de software que permite que os dados sejam acessados a partir de qualquer dispositivo com uma conexão à Internet e um navegador da web.Neste modelo baseado na Web, os fornecedores de software hospedam e mantêm os servidores, bancos de dados e códigos que constituem um aplicativo.
Quais são as vantagens do modelo SaaS?
O SaaS elimina a necessidade de as organizações instalarem e executarem aplicativos em seus próprios computadores ou em seus próprios datacenters. Isso elimina então as despesas de aquisição, provisionamento e manutenção de hardware, bem como licenciamento, instalação e suporte de software. Outros benefícios do modelo SaaS incluem:
Atualizações: Com o software instalado no servidor, ele pode ser atualizado centralmente, ao contrário do modelo tradicional, no qual o software precisaria ser atualizado em cada máquina. Em outras palavras, o SaaS pode ser facilmente mantido com a versão mais recente do software em todos os momentos.
Hardware: Com o software executado em um servidor, os PCs individuais não precisam ser atualizados para os requisitos de hardware e não há problemas em não atender às especificações mínimas.
Custos: Com um modelo de assinatura, os custos de aquisição (iniciais) são reduzidos para as empresas. Além disso, os usuários podem ser adicionados conforme a necessidade mensalmente, para que a empresa possa expandir conforme necessário.
Implantação rápida: como o software não precisa ser instalado e configurado em máquinas individuais, com o SaaS ele pode ser implantado muito mais rapidamente.
Acessibilidade: obter acesso a um aplicativo SaaS exige apenas um navegador e então uma conexão com a Internet, permitindo que os usuários possam fazer login de qualquer lugar. Além disso, os dados do usuário são armazenados na nuvem e não vinculados ao PC de um usuário individual, facilitando a colaboração com outros usuários.
Qual é a diferença entre o SaaS e o Cloud Computing?
A nuvem refere-se a um conjunto de tecnologia de infraestrutura incrivelmente complexa. Em um nível fundamental, é uma coleção de computadores, servidores e bancos de dados conectados de forma que os usuários podem conceder acesso para compartilhar sua energia combinada. O poder de computação é escalável para que os compradores possam aumentar ou diminuir dinamicamente a quantidade de poder computacional que eles alugam.
A nuvem pode se referir a qualquer coisa que seja hospedada remotamente e entregue via Internet. Embora todos os programas em nuvem sejam executados por software subjacente, o SaaS refere-se especificamente a aplicativos de software comercial que são entregues por meio da nuvem. Dado o crescimento generalizado da acessibilidade na nuvem, tem sido mais fácil, mais rápido e menos dispendioso para os desenvolvedores de SaaS implementarem aplicativos em comparação com o desenvolvimento tradicional de software no local. Hoje, quase todo tipo de função principal do negócio – de recursos humanos a planejamento de recursos empresariais – está disponível via SaaS.
SAP S/4HANA no modelo SaaS
Muitas empresas imaginam a jornada da transformação digital com a adoção de soluções em nuvem. É desnecessário mencionar que as soluções em nuvem oferecem benefícios exclusivos, como maior agilidade comercial, rápida implementação, escalabilidade, menor TCO, conformidade regulatória garantida e acesso a tecnologias de última geração como Internet das coisas (IOT), Aprendizado de Máquina (ML) e Inteligência Artificial (AI) .
A nuvem SAP S/4HANA (SaaS) fornece um business suite ERP, baseado em nuvem, que permite processos de negócios digitais, integrados e inteligentes em todo o cenário de negócios.
O SAP S/4HANA Cloud é a versão SaaS do S/4HANA, onde a cliente final pode utilizar então as funcionalidades do S/4HANA sem qualquer investimento de capital inicial em hardware, banco de dados e infraestrutura de TI.
Alguns dos fatores de influência na escolha de uma solução de ERP em nuvem (SaaS) S/4HANA são:
- Novos negócios ou negócios existentes, mas em uma nova geografia: A solução de ERP em nuvem S/4HANA é uma opção recomendada quando uma empresa está começando com novos negócios ou expandindo os negócios existentes em uma nova geografia. Neste cenário, o padrão pronto então para executar processos de negócios pré-configurados é rápido de implantar e alinhar as equipes de negócios para seguir os processos padrão
- O requisito é ter uma solução altamente ágil e escalável que portanto cubra o processo central de negócios e tenha um ciclo de inovação rápido
- Não há legado de processos de negócios rígidos e a organização é flexível para então se ajustar ao trabalho com as práticas recomendadas padrão oferecidas
- As empresas precisam de rápida transformação digital e rápida realização de valor
- O objetivo é aproveitar o menor TCO derivado da utilização ideal dos recursos de TI em um ambiente de multilocação
- A necessidade do negócio é ter uma solução de ERP na nuvem de alta disponibilidade, segura e muito profissionalmente gerenciada