Mais automação e recursos de IA estão chegando ao gerenciamento de processos de negócios (BPM) na forma de automação de processos robóticos (RPA). Ao automatizar processos de negócios baseados em regras, é possível agilizar as operações de negócios. Isso, de certa forma, representa um progresso incremental não somente uma inovação.
Pesquisadores da Consultoria Gartner preveem que mais de 50% de todas as grandes empresas implementarão pelo menos um bot ou chatbot até 2020.
Em muitas organizações, a automação de processos robóticos é visto como um ajuste ideal para melhorar processos em domínios legados. Os setores financeiros, por exemplo, tendem com a automação, reduzir a complexidade das fórmulas de precificação, mecanismos de desconto e pagamentos em atraso tornando o gerenciamento de cobrança e o faturamento um dos principais candidatos à automação de processos robóticos.
Um olhar investigativo por dentro dos processos
As organizações que buscam cumprir a promessa de automação devem saber que não há uma solução única para melhorar seus processos de negócios. Sem modificar o sistema subjacente, o modo clássico de automação normalmente começa observando as etapas manuais repetitivas que são feitas diariamente pelos humanos; e mapeia essas tarefas com regras por programas.
Na SAP esses programas (ou os chamados “digital workers”) podem substituir ainda mais os trabalhadores humanos, imitando o que eles fazem na tela do computador, permitindo que desempenhem mais funções voltadas para o valor. O exemplo de tarefas do RPA é a extração de dados da fatura, a entrada de um pedido, o download de relatórios de vários sistemas e a entrada de dados em um back-end da SAP.
O kit de ferramentas exato que você usa dependerá das suas necessidades organizacionais, mas um tema comum é garantir a qualidade dos dados antes de automatizá-los, pois a aceleração do processamento de dados de baixa qualidade é contraproducente. As organizações também devem analisar criticamente as etapas em seus processos de negócios para garantir que os maiores ganhos possam ser obtidos da automação.
Equipar Trabalhadores Digitais com Habilidades Pré-definidas
Para automação dentro do sistema SAP, como S/4HANA e S/4HANA Cloud, é possível acelerar e simplificar a implementação do RPA do cliente com o SAP Best Practice de cenários de automação predefinidos, que são chamados de “skills”.
Por exemplo, não será necessário programar um “digital workers” e ensiná-lo a enviar uma ordem de compra ou uma fatura para a SAP. Ao aproveitar os serviços SAP ML e as “skills” de automação prontas do S/4HANA, os clientes ou parceiros podem criar fluxos de trabalho de automação complexos rapidamente.
Além disso, esses “skills” são desenvolvidos e mantidos pela SAP, com base nas APIs de integração subjacentes e nas propriedades de metadados, garantindo sua estabilidade durante as atualizações do sistema à medida que os clientes passam de sistemas locais para a nuvem.
Vantagens da automação de processos robóticos
- Capacidade de simplificar processos complexos com automação existente
- Disponibilidade de interfaces, prontas para utilizar
- Não precisa saber codificação SAP, ou seja, SAP ABAP, para alavancar o poder do SAP
- Capacidade de dimensionar soluções com uma solução compatível nos módulos funcionais do SAP ERP
- Uma solução que é totalmente compatível com a segurança SAP pronta para uso e até oferece funcionalidade adicional de segurança baseada em funções
- Altere os recursos de controle e monitoramento aos quais os usuários estão acostumados que precisam monitorar processos executados com o RPA. É fácil adaptar-se aos kits de ferramentas de projeto de processo
- Fornece maior governança de dados e qualidade