Colocar um produto no mercado é um processo longo, e a metodologia PLM (Product Lifecycle Management) pode ser usada para cobrir cada etapa do processo. O primeiro ponto no ciclo de vida é a concepção do produto, em que a pesquisa é conduzida para criar um produto destinado a um público-alvo. Um sistema de PLM pode acompanhar a evolução e faz o gerenciamento do ciclo de vida do produto.
Uma vez que o produto foi concebido, ele passa para a fase de design. Os designers de produtos criam protótipos e modelos, bem como testam o produto. A partir daí o produto entra em produção. O design é enviado para ser fabricado e a organização deve acompanhar o fornecimento de materiais, custos, cronogramas e muito mais.
A etapa final no ciclo de vida do produto é distribuição e a sua manutenção. Você terá que garantir que seu produto seja armazenado e distribuído nos canais de vendas apropriados. Você precisará acompanhar os dados de vendas e suportar o cliente para entender completamente o desempenho do seu produto. Uma solução de PLM acompanhará facilmente esses pontos de dados à medida que seu produto for lançado no mercado.
Gerenciando o ciclo de vida do produto com SAP PLM
A SAP recebeu clientes e parceiros nos PLM Info Days em 2018, e o crescente número de participantes em comparação ao evento do ano anterior mostra que a solução está chamando atenção dos executivos, que tiveram a oportunidade de acessar informações privilegiadas sobre a engenharia de PLM da SAP, Product and Portfolio Management, Leonardo e PLM para a indústria de processos.
O SAP PLM permite que você lide com todos os processos envolvidos em seus produtos, desde a concepção até a entrega. Esta aplicação é crucial para ter mais controle sobre os níveis de planejamento, projeto, construção e produção do produto em todo o seu ciclo de vida. Faz parte do Business Suite da SAP, para que você possa integrá-lo com outros softwares SAP ou até mesmo não-SAP para o seu processo de negócios.
É uma solução completa que centraliza informações significativas relacionadas ao produto, necessárias para seus esforços de colaboração com seus parceiros de negócios. Isso também é necessário para gerenciamento, design e engenharia de qualidade e manutenção, inovação de produtos e controle de questões ambientais. O software funciona bem para várias operações de negócios e fornece muitos dados para que você possa acompanhar vários tipos de dados.
Os 5 benefícios do SAP PLM
Acesso distinto. Os usuários internos e externos recebem um acesso orientado ao contexto, específico da função, para dados, ferramentas e serviços relevantes.
Insights inteligentes. Ter relatórios e análises em seus projetos ajuda nos processos de tomada de decisão.
Monitoramento de produtos. Rastrear as mudanças nos produtos e na produção que afetam custos, recursos e cronogramas proporciona controle operacional e estratégico.
Suprimento estratégico. O aplicativo incorpora um software de gerenciamento de fornecedores.
Estrutura de tecnologia aberta. Isso permite que os processos corporativos recebam as informações mais recentes para lidar com seu planejamento, fabricação, compras e vendas.
Por que usar o SAP PLM em vez do concorrente? 20 Razões pra fazer a escolha certa.
- Ajuda as empresas a conceituar, projetar, desenvolver e fabricar produtos com grande visibilidade e controle.
- Ajuda os usuários com a conformidade do produto e identifica riscos regulatórios.
- Atende a diferentes organizações e departamentos em todos os setores.
- Aumenta o controle operacional e estratégico dos produtos de monitoramento.
- Conecta-se às integrações do sistema SAP ERP e CAD.
- Fornece acesso específico a ferramentas e informações sobre produtos.
- Fornece aos usuários acesso específico com base em suas funções.
- Fornece dados atualizados com sua estrutura de tecnologia aberta.
- Fornece ótima visibilidade e melhor gerenciamento de todos os processos relacionados aos produtos.
- Fornece relatório de análise para melhorar a tomada de decisões.
- Implanta o software SAP Business Suite sem problemas para vários desafios de negócios.
- Incorpora software de gerenciamento de relacionamento com fornecedores para fornecimento estratégico.
- Monitora mudanças de cronograma, custo e recursos para o controle operacional.
- Oferece suporte de 360 graus para processos relacionados a produtos.
- Permite o acesso baseado em função de usuários internos e externos a serviços, ferramentas e dados.
- Possui uma estrutura de tecnologia aberta para acesso a informações em tempo real.
- Reporta o gerenciamento de portfólio, a qualidade do produto e a segurança do produto.
- Suporta identificação e integração de fornecedores, gerenciamento de peças de reposição, gerenciamento de PO e muito mais.
- Tem inteligência de negócios e ferramentas analíticas para impulsionar a colaboração.
- Tem uma interface fácil de usar.