Sistemas de gerenciamento de recursos empresariais (ERP) tem um grande impacto nas organizações. Pois, permite ter acesso a dados em tempo real, ferramentas sofisticadas de processos de negócios e análises preditivas poderosas, um ERP como o SAP S/4HANA fornece uma visibilidade gigantesca nas operações e para que tudo isso aconteça, é preciso percorrer um longo caminho para transformar dados em informações para entregar ainda mais valor às empresas.
Apesar desses ganhos potenciais, as empresas muitas vezes lutam para perceber todos esses benefícios que foram usados como argumentos para justificar uma implementação de ERP. Em uma pesquisa global de 2018 com 300 organizações realizada pelo Colorado Panorama Consulting Group, a grande maioria dos entrevistados viu 80% ou menos dos benefícios de negócios que haviam projetado quando a implementação começou. Além disso, quase metade dos entrevistados disse que a implementação alcançou 50% ou menos dos resultados desejados.
Benefícios Percebidos
Os entrevistados perceberam entre 30% a 80% os benefícios projetados em seus negócios:
Quando você considera que uma empresa normalmente investe um valor expressivo em um novo ERP, esses não parecem grandes resultados.
Por que as implementações de ERP geralmente apresentam resultados insuficientes?
Software e hardware não são o problema. Na verdade, é tudo sobre pessoas. Sete em cada 10 projetos e mudanças falham por causa de problemas de gerenciamento de mudança organizacional em vez de tecnologia, descobriu a Deloitte em uma pesquisa recente com diretores de informação em empresas da Fortune 500.
Os três principais motivos citados:
· Resistência dos funcionários
· Sponsored do projeto inadequado
· Expectativas irreais
Motivos Típicos em Falhas de Projetos
7 de 10 projetos falham devido a problemas relacionados ao gerenciamento de mudanças
Em uma pesquisa recente, os diretores de TI disseram que a resistência dos funcionários é o principal motivo do fracasso de projetos e mudanças.
Para maximizar os resultados e entregar os benefícios desejados para as partes interessadas ao longo de uma implementação de ERP, defina e gerencie expectativas realistas desde o início. Da equipe executiva aos colaboradores da linha de frente, os chamados “Key Users” usuários chaves, as empresas normalmente subestimam a quantidade de energia que é gasta em um projeto de ERP e quanta mudança isso envolverá – em todos os níveis da organização.
Gestão de Mudança Organizacional
Durante a implementação de um ERP, poucas organizações se concentram intensamente no gerenciamento de mudanças, de acordo com uma recente pesquisa global.
Na pesquisa Panorama Consulting Group, mais de um quarto dos entrevistados disseram que suas organizações colocam muito pouco ou nenhum foco no gerenciamento de mudanças durante a implementação de um ERP. Apenas 13% dos entrevistados disseram que o foco era intenso.
A falta de atenção ao gerenciamento de mudança organizacional é um fator extremamente relevante e justamente por causa dele, a implementação do ERP pode ser colocada em risco.
Continuamos na parte 2.
Fonte: illumiti