No final de 2025, a SAP estará abandonando o suporte a softwares legados, como SAP ERP, BW e CRM. Será preciso atualizar seu banco de dados para o HANA e atualizar seu software para o S/4HANA.
Uma parte dos usuários SAP não avançou muito no caminho para cumprir o prazo de migrar para o SAP S/4HANA até 2025. É preciso usar esse tempo para executar uma migração metódica, bem-sucedida e, para fazer isso, você precisa começar a planejar e estabelecer metas. Existem quatro etapas principais na jornada para o S/4HANA:
- Migração para uma nova plataforma: é possível permanecer no local, mas a maioria das empresas obterá o melhor valor na nuvem. Se você permanecer no local, precisará adquirir um novo hardware – comprando um appliance SAP HANA ou adicionando ao hardware existente para criar um cluster capaz de executar o HANA.
- Atualizando seu banco de dados para o HANA: se você estiver executando o software SAP legado, poderá movê-lo diretamente para o HANA antes de atualizar para o novo software. No entanto, dependendo de como o seu panorama está atualizado, isso pode exigir algumas atualizações para versões posteriores do seu conjunto de aplicativos atuais, bem como outras alterações.
- Atualizando o seu Application Suite: se você estiver executando o SAP ECC/ERP, passará para o S/4HANA. Se você estiver executando um aplicativo que não foi totalmente integrado ao SAP HANA, poderá ter um destino diferente. Por exemplo, o SAP BW precisará ser atualizado para o BW / 4HANA. Esta etapa pode ser combinada com a atualização do banco de dados, se desejado.
- Upgrades contínuos: uma vez que você está no S/4HANA, o ideal é que você faça uma pequena atualização a cada seis meses para acompanhar os novos lançamentos da SAP. Isso garantirá que você cumpra o prazo de 2025 e forneça benefícios funcionais significativos. Se você estiver em outro sistema, como o BW / 4HANA ou o C/4HANA, terá um pouco mais de trabalho no futuro, pois o SAP integra totalmente seu software à suíte S/4HANA.
Melhores práticas para migração do SAP
Os riscos vão desde gastos desnecessários com a migração, devido a longos ciclos de trabalho, até possíveis interrupções nos negócios causados por interrupções nos processos de negócios estabelecidos. Por isso, as seguintes práticas são úteis na mitigação de riscos de migração:
- Avaliar o panorama atual do SAP
Se for preciso, você não precisa migrar tudo, mas pode retirar ou substituir certas partes do ambiente SAP atual. Fazer isso corretamente significa visualizar suas soluções SAP de negócios e de TI.
- Esboçar um roteiro
Mais uma vez, trabalhando do ponto de vista comercial, vale a pena mapear onde você está indo com a SAP. Quais necessidades futuras você prevê? O quanto o S/4HANA satisfará essas necessidades? Que outras lacunas precisam ser abordadas à medida que você traça seu rumo em direção à migração?
- Avaliar sua arquitetura
O negócio que construiu o cenário SAP existente pode não ser tão semelhante ao negócio em que você trabalha hoje. É uma boa ideia examinar atentamente suas verdadeiras necessidades arquitetônicas e planejar a migração de acordo com seus objetivos futuros de negócio. A nova arquitetura pode precisar suportar novos tipos de acesso remoto e parâmetros de segurança / conformidade compatível com a nova realidade do mercado, cada vez mais digital.
- Capacitar a equipe
Não são apenas as soluções SAP que estarão migrando. Seus usuários e equipe de TI também farão alterações significativas na maneira de trabalhar. A migração para o S/4HANA introduz novas tecnologias, interfaces de usuário e processos em sua empresa – e todos exigem treinamento. Haverá novas interfaces de usuário, novas cargas de trabalho administrativas e assim por diante.
- Assegurar a conectividade com terceiros
Mesmo que essa não seja sua estratégia atual, provavelmente surgirá a necessidade de o S/4HANA se conectar com terceiros. Alianças entre empresas e plataformas de tecnologia são um marco nas transformações digitais. Pode haver mais do que alguns aplicativos críticos vinculados ao seu cenário SAP. A migração deve levar essas conexões em consideração.
Por que esperar até 2025, o ano limite para a migração, se você pode colher os frutos da solução agora?
SAP S/4HANA é o futuro da gestão de negócios com foco em tecnologias inteligentes, com a solução implantada no centro do cenário de TI, sua empresa pode otimizar as operações, impulsionar o engajamento contínuo e permitir a colaboração em todo o negócio. Com a assistência do programa SAP S/4HANA Movement, os parceiros SAP possuem ferramentas de migração inteligente que elimina a complexidade desnecessária e conecta todos os aspectos das suas operações para fazer uma migração bem-sucedida.
A abordagem do SAP S/4HANA Movement , está estruturada para a reduzir os custos de implantação em até 50%, ao mesmo tempo em que acelera o tempo para o valor. Acima de tudo, a melhor parte da execução de uma implantação inteligente do SAP S/4HANA é a oportunidade de aproveitar novos fluxos de receita, criar novas oportunidades de mercado e mitigar riscos com mais rapidez.
O novo conjunto de negócios baseado no SAP HANA oferece três enormes vantagens
- Primeiro, não há mais redundâncias, como tabelas e metatables duplicadas. Eles não são mais necessários, porque tudo é mantido “in-memory”, ou seja, na memória principal.
- Segundo, o back-end foi reduzido de maneira massiva.
- Terceito, desenvolvimento, operação e backups se tornaram mais simples.
Isso não significa apenas processos mais rápidos, mas também abre completamente novas oportunidades de tomada de decisão. Se uma simulação no planejamento da produção demorar apenas alguns minutos em vez de meio dia, você poderá reagendar os processos logísticos em questão de minutos e não apenas uma vez a cada 24 horas. Uma empresa não está apenas em posição de cotar um preço individual para um cliente enquanto ele está fazendo um pedido, mas pode até levar em consideração o histórico de compras naquele momento e, assim, oferecer descontos adequados. Atualmente, nenhum dos concorrentes da SAP pode fazer isso.