A tecnologia Blockchain foi inicialmente criada para atender ao comércio de moedas digitais. No entanto, o mundo tecnológico logo percebeu que existem outras maneiras pelas quais blockchain pode ser empregado.
Nos termos mais simples, o blockchain é apenas uma nova forma de banco de dados descentralizado. Implementada pela primeira vez em 2009, a tecnologia consiste em ‘blocos’ que contêm lotes de transações com registro de data e hora, com cada bloco ligado ao anterior através de criptografia, formando assim uma cadeia.
No entanto blockchain também oferece a possibilidade de criar um sistema à prova de fraude para transacionar trocas. Isso, portanto, oferece um enorme potencial de uso fora da esfera da moeda digital, ajudando a atrair interesse não apenas entre as instituições financeiras tradicionais, mas em áreas tão diversas quanto manufatura, produção de alimentos e muito mais.
Essa tecnologia está mudando a maneira como os negócios são administrados. À medida que as empresas evoluem na era digital, isso significa a digitalização de processos desatualizados e a tecnologia blockchain é um fator-chave para facilitar a transformação digital. Veja alguns exemplos de casos de uso de tecnologia blockchain por organizações em vários setores.
Contratos Inteligentes
Os contratos inteligentes são um veículo eficaz para promover transações simples e seguras entre uma empresa e seus fornecedores. Enquanto um contrato inteligente serve o mesmo propósito que um contrato real, ele realmente não é um contrato. Pense em um contrato inteligente como código, que armazena, verifica e executa regras por conta própria.
Os termos do acordo entre uma empresa e seu fornecedor são inseridos no contrato inteligente. Quando ambas as partes verificarem que os termos do contrato foram cumpridos, o contrato é executado. O fornecedor recebe o pagamento e a empresa recebe seus bens. O contrato inteligente será armazenado no blockchain para todo o tempo sem a ameaça de ser adulterado por qualquer das partes. Essa rede peer-to-peer (P2P) da qual o blockchain é construído serve para distribuir a energia entre pares, em vez de um intermediário central.
Rastreabilidade Alimentar
A cadeia de suprimentos de alimentos e bebidas está bem posicionada para alavancar o blockchain, e o Walmart se consolidou como um dos primeiros a adotar. A usina de varejo planeja ter seus fornecedores de produtos rastreando seus produtos usando blockchain até o final de 2019.
A iniciativa é em resposta a surtos históricos de bactérias em alface, bem como a salmonela. Com recursos de rastreamento então baseados em blockchain, o Walmart reforçará sua capacidade de resposta quando produtos contaminados chegarem ao mercado. Os clientes terão uma visão de qualquer peça de produto da fazenda para sua mesa de jantar. A adoção do blockchain pelo Walmart comunica uma mensagem de transparência aos seus clientes.
Autenticação de Medicamentos
Um grande desafio enfrentado pelas empresas farmacêuticas é reduzir o número de produtos falsificados que entram no mercado. As empresas que utilizam etiquetas anti-falsificação em seus produtos fornecem aos clientes então a confirmação de que o produto é exatamente o que afirma ser.
A SAP
apresentou uma nova solução blockchain destinada a resolver o problema de autenticação que assola o setor. Um novo sistema de nuvem pública, chamado Hub de Colaboração de Informações para Ciências da Vida, foi projetado para facilitar a colaboração entre os parceiros comerciais da cadeia de suprimentos, permitindo aos atacadistas de medicamentos autenticar as remessas farmacêuticas. A solução ajudará os sistemas das organizações a cumprir a Lei de Segurança da Cadeia de Fornecimento de Medicamentos dos EUA (DSCA).

Casos de uso dentro e fora da cadeia de suprimentos são aparentemente infinitos. Uma tecnologia que já foi mais comumente associada à criptomoeda provou seu verdadeiro impacto nos cenários da indústria. A Blockchain está forjando relacionamentos mais fortes com fornecedores, facilitando rastreamento e rastreabilidade de maior qualidade e colocando as empresas em posição de atender seus clientes com mais segurança todos os dias.
A SAP está trabalhando com mais de duas dúzias de empresas de produtos farmacêuticos, técnicos e de remessa em um sistema automatizado de rastreamento da cadeia de fornecimento baseado em blockchain que acredita que reforçará a visibilidade e garantirá a autenticidade de produtos como alimentos e medicamentos.
A gigante do software está testando sua plataforma SAP Cloud Platform Blockchain com 16 fornecedores de produtos agrícolas, como a Maple Leaf Foods, a Johnsonville, a Naturipe Farms, a Tate & Lyle e a Natura. O blockchain-as-a-service (BaaS) da SAP fornece uma camada de abstração que suporta padrões abertos, oferece portanto integração integrada com aplicativos SAP.
Como Blockchain cresceu e evoluiu, dessa forma as empresas começaram a pensar em novas aplicações para a tecnologia com potencial de abrir a tecnologia para uso em outras indústrias além das finanças puras.