Os 6 mitos mais comuns sobre a computação em nuvem

Geralmente os mitos são criados quando as pessoas são confrontadas com a complexidade e a insegurança, e não sabem lidar com a situação. Em um mercado em rápida mudança para soluções e computação em nuvem e as complicações associadas da TI moderna, não seria diferente.

Não importa em que negócio você esteja, você provavelmente já ouviu algum mito sobre a nuvem e embora a tecnologia em nuvem já esteja em uso há anos, ela está evoluindo como nunca antes, mas as empresas ainda estão aprendendo a se adaptar à tecnologia e muitas vezes podem nem saber como aproveitá-la ao máximo.

A tecnologia da nuvem auxilia as empresas a apoiar o crescimento dos negócios, impulsionando a inovação, reduzindo custos e criando uma vantagem estratégica reduzindo os custos totais e liberando recursos para que os executivos de TI possam se concentrar em iniciativas estratégicas de negócios, em vez de armazenamento básico de informações.

Contudo, mesmo que essa tecnologia esteja avançando rapidamente, pode ser fácil para os conceitos errôneos se desenvolverem. A desinformação costuma ser uma barreira importante para as empresas quando consideram a adoção da nuvem, por isso reunimos os seis mitos mais comuns da computação em nuvem.

 

Mito 1: Você não pode atender aos requisitos de conformidade na nuvem

O cumprimento das regulamentações específicas do setor é uma grande preocupação para muitas empresas. No entanto, a crença de que os requisitos de conformidade não podem ser atendidos na nuvem é falsa. Na verdade, o uso da computação em nuvem pode ajudar a tornar certos padrões de conformidade mais fáceis, supondo que você tenha o provedor de serviços de nuvem correto.

Um provedor de nuvem com sistemas de detecção de invasão (IDS) fortes pode permitir a conformidade com esses padrões. Outros recursos de segurança, como a criptografia de dados em repouso, podem ajudá-lo a atender aos requisitos de destruição de dados para determinados padrões. 

Mito 2: mudar para a nuvem termina automaticamente na nuvem pública

Alguns fornecedores oferecem apenas soluções de nuvem pública, argumentando que abrangem todas as necessidades de um negócio. A verdade é que não existe uma solução unidirecional em um portfólio de aplicativos corporativos. Para algumas aplicações, a nuvem pública pode ser a plataforma menos dispendiosa. Para outras aplicações, pode ser o mais caro. Portanto, é importante escolher a plataforma ideal para cada aplicativo. Só assim ela pode fazer o que uma empresa precisa em termos de custo, desempenho, confiabilidade e segurança.

Mito 3: A nuvem pública sempre oferece melhor desempenho – e a baixo custo

A nuvem pública pode fornecer economias significativas em relação à infraestrutura tradicional quando usada para suas cargas de trabalho. A nuvem privada pode revelar-se mais econômica em muitas outras cargas de trabalho. Alguns casos já analisados mostram que o Private Cloud as a Service (PCaaS) pode economizar de 30 a 59% em muitos aplicativos corporativos em comparação com soluções de nuvem pública. O PCaaS é uma maneira inovadora de fornecer recursos de nuvem privada sob demanda por meio de APIs de nuvem e opções de preços flexíveis conforme o uso. Ele combina muitos dos benefícios da nuvem pública e da nuvem privada. A eficiência de custos pode se manifestar nos modelos de preço fixo e de pagamento conforme o uso.

Mito 4: A única maneira de fornecer TI sob demanda é através da nuvem pública

Esta era a tese aplicada anteriormente. Hoje, no entanto, a TI pode fornecer sob demanda com uma nuvem privada ou várias nuvens em várias configurações – no local ou hospedadas, com faturamento anual ou de pagamento conforme o uso. Com essas configurações, o departamento central de TI mantém o controle sobre a arquitetura corporativa, garantindo uma combinação ideal de redução de custos, desempenho, confiabilidade e segurança. Aplicativos e seus dados são mais facilmente integrados. Com essa abordagem, as empresas podem evitar a duplicação, o custo e os riscos de segurança de vários departamentos executarem implementações de TI com sombra em nuvens públicas e internas.

Mito 5: Empresas com grandes compromissos de data center e investimentos em hardware sofrem grandes perdas quando mudam para a nuvem

Combinando nuvens públicas e privadas com co-localização, as empresas podem obter um ROI imediato e, ao mesmo tempo, maximizar o valor de seus investimentos em data center. Os novos usuários trabalham com provedores de serviços gerenciados para ajudá-los a descobrir quais aplicativos em quais plataformas executam o menor custo em quais instalações. Uma das soluções mais atraentes para empresas comprometidas com compromissos abrangentes de data center é criar nuvens privadas como um serviço nesses data centers e fornecer recursos avançados de nuvem como um serviço totalmente gerenciado e pronto para uso.

Mito 6: A nuvem pública é o epicentro da inovação em TI

Os grandes fornecedores de nuvem pública estão, de fato, inovando muito rapidamente e publicando seus próprios novos serviços e recursos todos os dias. No entanto, a comunidade de código aberto traz mais inovação do que um único provedor de nuvem proprietário. Os números mais recentes nos dizem que cerca de dois milhões de desenvolvedores trabalham em projetos de código aberto, em comparação com 115.000 desenvolvedores que valorizam projetos para um grande provedor de nuvem pública. Sistemas de gerenciamento de dados não estruturados populares e poderosos e estruturas para estruturas de Big Data, Inteligência Artificial e Internet das Coisas – todos disponíveis em uma variedade de nuvens privadas e nuvens públicas.

 

A computação em nuvem é uma das tecnologias mais transformadoras que atingiu a indústria corporativa em muito tempo. Como a maioria das empresas investiu pelo menos um pouco na tecnologia de nuvem, aqueles que ainda precisam implementá-la logo se encontrarão em desvantagem competitiva. Embora existam muitos mitos sobre as especificidades da tecnologia de nuvem, resta uma verdade: a computação em nuvem continuará a dominar e acelerar a transformação digital corporativa bem-sucedida.

About Megazine

Notícias, cases e conteúdo sobre soluções de negócios
View all posts by Megazine →

1 thought on “Os 6 mitos mais comuns sobre a computação em nuvem

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.