Digital Twins, como os gêmeos digitais atuam entre os mundos físico e digital

Nos últimos meses você deve ter se deparado algumas vezes com a expressão digital twins. O termo, que em português significa gêmeos digitais, é um modelo virtual de uma entidade física ou sistema que é constantemente atualizado após a mudança em seu protótipo real. A IDC previu em um de seus relatórios divulgados em 2018, que em menos de dois anos, 65% das empresas produtoras apostarão em gêmeos digitais, a fim de reduzir significativamente os problemas de qualidade.

Na sua forma mais simples, um gêmeo digital é uma réplica virtual de um produto, processo ou sistema físico. Digital twins atuam como uma ponte entre os mundos físico e digital, usando sensores para coletar dados em tempo real sobre um item físico. Esses dados são então usados para criar uma duplicata digital do item, permitindo que ele seja compreendido, analisado, manipulado ou otimizado. Outros termos usados para descrever a tecnologia de gêmeos digitais ao longo dos anos incluíram prototipagem virtual, tecnologia de gêmeos híbridos, gêmeos virtuais e gerenciamento de ativos digitais.

Embora a tecnologia já exista há décadas, foi com o crescimento da IoT que eles se tornaram mais amplamente considerados como uma ferramenta do futuro. Digital twins estão recebendo atenção porque também integram coisas como inteligência artificial (IA) e aprendizado de máquina (ML) para reunir dados, algoritmos e contexto, permitindo que as organizações testem novas ideias, descubram problemas antes que elas aconteçam, obtenham novas respostas para novas perguntas e monitorar itens remotamente.

 

Digital twins baseados em simulação para pontes

Construídas no século passado, as pontes são alguns dos edifícios mais impressionantes do planeta e, ao mesmo tempo, simbolizam um mundo cada vez mais interconectado, no qual todos os obstáculos podem ser superados. Graças aos novos materiais de ponte, especialmente a combinação de cabos de aço e concreto, tornou-se mais fácil ir de um lugar para outro.

O reparo de pontes dilapidadas ou a construção nova e completa de pontes está associada a alto custo e tempo. O setor público está, portanto, também procurando maneiras econômicas e eficazes de monitorar a condição das pontes para garantir a segurança.

No Centro de Excelência de Engenharia da SAP em Trondheim, Noruega, uma equipe de desenvolvedores de software e engenheiros civis está trabalhando no desenvolvimento de um novo sistema para monitoramento de pontes em tempo real. Isso é baseado no SAP Predictive Engineering Insights (PEI). Em particular, a aquisição de grandes quantidades de dados deve permitir uma melhor percepção da condição das pontes e, portanto, uma manutenção adequada e operação segura.

Os desenvolvedores da SAP projetaram um modelo digital que simula o carregamento dinâmico da estrutura até o nível de materiais individuais. Isso cria um “gêmeo digital” que fornece informações em tempo real sobre o comportamento da ponte, alertando sobre danos à estrutura da ponte em um estágio inicial.

E é assim que funciona o protótipo norueguês: as vibrações geradas pelos veículos na ponte são detectadas por sensores na estrutura. Seus sinais são transmitidos para o software em nuvem SAP Predictive Engineering Insights, que armazena o modelo de ponte (o gêmeo digital). A autoridade rodoviária é notificada em caso de anomalias. Em seguida, ele pode usar os dados para decidir melhor quais medidas de inspeção e manutenção são necessárias.

O monitoramento de pontes em tempo real usando gêmeos digitais melhora a integridade estrutural, prolonga a vida útil e reduz os custos.

 

Rede Digital Twins da SAP

 

digital twins
O que é SAP Leonardo?

A rede de gêmeos digitais da SAP sincroniza as definições virtuais, físicos, condicionais e comerciais de bens e produtos em tempo real para acelerar a inovação, otimizar o desempenho operacional, prever requisitos de serviço, melhorar o diagnóstico e melhorar a tomada de decisões. Permite novos níveis de colaboração entre fabricantes de produtos, operadores de ativos, fornecedores e empresas de serviços. A abordagem combina digital twins com soluções de fabricação da SAP, redes em nuvem e recursos do SAP Leonardo, incluindo machine learning, blockchain e Internet of Things (IoT), para otimizar o ciclo de vida do produto com:

 

Representação digital

Sincronizando dados de negócios digitais duplos, informações de produtos, dados mestres de ativos e dados conectados à IoT, tanto de soluções locais quanto na nuvem, permitindo que as empresas representem o mundo digitalmente. As soluções, incluindo o SAP Predictive Engineering Insights, o SAP Predictive Maintenance and Service e os aplicativos SAP 3D Visual Enterprise, fornecem acesso a recursos avançados de processamento de dados e informações de configuração, estado, condição e controle em tempo real.

Processo de negócios

Recursos avançados de processamento de dados de nível empresarial permitem que os clientes criem, acessem e atualizem gêmeos digitais para suportar processos de negócios. As soluções SAP fornecem um modelo de dados integrado desde o projeto, produção e manutenção até o serviço, incluindo a integração aos sistemas existentes para projeto auxiliado por computador, ERP e gerenciamento do ciclo de vida do produto. As ofertas que fornecem suporte de processo de ponta a ponta para fabricantes e operadores incluem o SAP S/4HANA, a ferramenta de integração SAP Engineering Control Center, as soluções SAP Hybris Service Cloud e os aplicativos SAP Manufacturing Integration e Intelligence e SAP Manufacturing Execution.

Redes de negócios

Com as principais ofertas de rede, como as soluções SAP Ariba, SAP Asset Intelligence Network e o aplicativo SAP Distributed Manufacturing, a SAP está posicionada de maneira única para fornecer uma plataforma virtual para colaboração em produtos e ativos. A rede digital twins permite acesso seguro a dados, compartilhamento e governança em escala global.

Redes de representação digital

A SAP permite conexões twins-to-twins em sistemas dentro de um ativo específico e em um nível asset-to-asset. As soluções SAP, como o SAP Asset Intelligence Network, fornecem suporte a padrões semânticos e industriais em um ambiente de modelagem de núcleo de ativos para permitir o enriquecimento ao vivo durante o ciclo de vida do produto ou do ativo.

 


https://news.sap.com/2018/04/sap-unveils-intelligent-product-design-solution-and-network-of-digital-twinss/https://news.sap.com/germany/2018/11/sichere-bruecken-iot-digitaler-zwilling/

https://news.sap.com/2018/04/sap-unveils-intelligent-product-design-solution-and-network-of-digital-twinss/

 

About Megazine

Notícias, cases e conteúdo sobre soluções de negócios
View all posts by Megazine →

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.